O Censo 2022 revelou que Foz do Iguaçu tem 24.620 moradores com 65 anos ou mais, o que equivale a 8,6% da população. Esse número representa um aumento de 232,4% em 12 anos, em comparação com o Censo 2010, quando os idosos correspondiam a apenas 2,9% do total, com 7.406 pessoas.
LEIA TAMBÉM: Paraná abre 375 vagas de estágio para estudantes
Dentro desse contexto, a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu está oferecendo uma oportunidade interessante. Já estão abertas as inscrições gratuitas para a terceira edição do curso de formação inicial para cuidadores de idosos. Realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), a ação forma profissionais para o cuidado de idosos. Ao todo, são 35 vagas.
O curso inicia em junho, com carga horária total de 180 horas: 160 horas de aulas teóricas e 20 horas de atividades práticas. Ademais, as aulas ocorrem das 19h às 22h. Em breve, a organização divulgará os dias e o local.
Inscrições
Para inscrever-se, o candidato precisa comprovar ensino fundamental completo e ter no mínimo 18 anos. O curso acolhe a comunidade em geral, incluindo profissionais de instituições de longa permanência para idosos, cuidadores domiciliares formais ou informais, auxiliares ou técnicos de enfermagem em serviços públicos ou privados, além de agentes comunitários de saúde.
As inscrições são on-line e seguem até o dia 17 de maio pelo link:
https://sga.escoladesaude.pr.gov.br/f/8dbSsUpu. Já o edital está disponível em https://www.espp.pr.gov.br/noticia/edital_04-2026_inscricao_aluno_cuidador_de_idoso_foz_do_iguacu_matelandia_santa_terezinha_de_itaipu_sao_miguel_do_iguacu.
Docentes
Por fim, também estão abertas as inscrições para profissionais interessados em atuar como docentes no curso, por meio do link https://sga.escoladesaude.pr.gov.br/f/bIu7ejU5.
No edital, consta a lista de documentos necessários, os critérios de seleção e a remuneração:
https://www.espp.pr.gov.br/noticia/edital_052026_inscricao_docente_cuidador_de_idoso-foz_do_iguacu_matelandia_santa_terezinha_de_itaipu_sao_miguel_do_iguacu.
Mais informações pelos telefones (45) 2105-1144 e (45) 2105-1137 ou pelo WhatsApp (45) 98819-7857.


