Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Geral » Foz do Iguaçu se prepara pra receber 11 mil visitantes no feriadão

Geral

Otimismo

Foz do Iguaçu se prepara pra receber 11 mil visitantes no feriadão

Os principais atrativos, como as Cataratas e a usina de Itaipu, já planejaram reforço no atendimento para os três dias.

4 min de leitura
Foz do Iguaçu se prepara pra receber 11 mil visitantes no feriadão
Expectativa é muito boa tanto nos atrativos quanto na rede hoteleira de Foz do Iguaçu. Mais um feriadão pra recuperar parte do que os setores de turismo perderam com a pandemia.(Foto: Zig Kock (Cataratas), Kiko Sierich (Refúgio), Nilton Rolin (Marco das 3 Fronteiras) e Kiko Sierich (Itaipu))

O Destino Iguaçu espera receber mais de 11 mil visitantes em seus atrativos, no feriadão que emenda o fim de semana com o dia de Finados.

Serão três dias de movimento intenso, de sábado (31 de outubro) a segunda-feira (2 de novembro), dia de Finados, nas Cataratas do Iguaçu, na usina de Itaipu, no Marco das Três Fronteiras e no Parque das Aves, entre outros.

Publicidade

Maior atrativo da região, o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, anunciou reforço no atendimento. A capacidade será de 525 visitantes por hora, totalizando o limite máximo de 5.250 entradas por dia.

No Marco das Três Fronteiras, a capacidade de atendimento será de 1,5 mil pessoas simultaneamente. Já o Parque das Aves espera receber pelo menos 6 mil visitantes nos três dias de feriado.

Só os atrativos do Complexo Turístico Itaipu (CTI) devem receber 4,5 mil pessoas, igualando o desemenho reistrado no feriado prolongado da Padroeira, de 10 a 12 de outubro, o que também vai exigir reforço no atendimento.

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis) estima que a ocupação média da rede hoteleira será 54,7%, ante 38,7% registrados no feriado de Nossa Senhora Aparecida e 30% no feriado da Independência.

Reação rápida

O otimismo é embalado pela reabertura da Ponte da Amizade, no último dia 15, que deve impulsionar a visitação. A campanha Vem pra Foz!, criada por Itaipu e parceiros, também contribui para promover o destino.

Os números ainda podem ser considerados baixos na comparação com o período pré-pandemia de covid-19, mas demonstram uma forte recuperação do setor.

“Como principal atividade econômica de Foz do Iguaçu e região, o turismo está reagindo rápido. Os atrativos se prepararam bem, adotaram medidas sanitárias de segurança, e o turista pode visitar a cidade sem medo”, afirma o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

E complementa: “Foz do Iguaçu está bem preparada e recebe sempre bem nossos viajantes e o melhor: acaba virando uma opção para nossa gente que quer sair de casa e aproveitar o que a cidade tem de melhor. Opções não faltam”.

O turismo é o principal carro-chefe da economia da cidade e movimenta o setor como um todo, dos guias de turismo, passando pelas camareiras, taxistas, motoristas de aplicativos, comerciantes e empresários do setor, em geral.

Passeio na Itaipu

O passeio Itaipu Panorâmica, o mais procurado pelos turistas que visitam a usina, sairá a cada meia hora, das 9h às 17. Em dias normais, as visitas são de hora em hora. O Refúgio Biológico Bela Vista também terá mais saídas (serão oito por dia) e abrirá na segunda-feira, dia que normalmente está fechado para manutenção. O mesmo acontecerá com o Ecomuseu, com abertura excepcional na segunda-feira.

Outro atrativo da cidade, o complexo Dreams Park Show, vai estender o atendimento em hora durante o feriado, das 9h às 23h. São sete opções de visita: Dreamland Museu de Cera, Maravilhas do Mundo, Vale dos Dinossauros, Dreams Ice Bar (Bar de Gelo), Dino Adventure, Super Carros e o recém-inaugurado Dreams Motor Show. A expectativa é repetir o desempenho do feriado da Padroeira, com mais de 11 mil ingressos vendidos.

Vem pra Foz!

A campanha Vem pra Foz! foi lançada no final de agosto, pela Itaipu e parceiros do setor turístico de Foz do Iguaçu, como parte de um movimento para a retomada da economia da cidade.

A intenção é apresentar Foz do Iguaçu como destino seguro, que adotou protocolos sanitários rigorosos, e que oferece ao turista opções de passeios únicos, como as Cataratas do Iguaçu e a usina de Itaipu, entre outros.

Em setembro, foi lançada a segunda fase da campanha, com a divulgação do aplicativo “Foz com Descontos”.

“Ao baixar o programa no tablet ou smartphone, o turista pode comprar passeios, produtos e serviços e programar melhor a viagem”, explica Felipe Gonzales, presidente do Visit Iguassu, que administra essa segunda etapa do Vem para Foz! com a  parceria do trade.

As ações de valorização do turismo integram um dos eixos do Programa Acelera Foz, que tem coordenação estratégica da Itaipu e parceiros. O programa foi lançado em maio para estimular a retomada do crescimento da cidade e minimizar os impactos econômicos da pandemia de covid-19.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

    Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: cbenetta@gmail.com Veja mais mais conteúdo do autor.