Rádio Clube
H2FOZ

Turismo

Início » Geral » Ministério inclui Foz do Iguaçu no projeto Destino Turístico Inteligente

Geral

Ministério inclui Foz do Iguaçu no projeto Destino Turístico Inteligente

Medida foi anunciada pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, durante agenda na cidade, para impulsionar a retomada da atividade turística.

4 min de leitura
Ministério inclui Foz do Iguaçu no projeto Destino Turístico Inteligente
Agenda oficial começou na usina e seguiu por outros atrativos de Foz - Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

Medida foi anunciada pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, durante agenda na cidade, para impulsionar a retomada da atividade turística.

Por Itaipu Binacional e Prefeitura de Foz do Iguaçu

Publicidade

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, anunciou a inclusão de Foz do Iguaçu no projeto “Destino Turístico Inteligente”, que impulsionará destinos com experiências de qualidade e produtos inovadores. O comunicado foi neste sábado, 10, na Itaipu Binacional, durante agenda oficial do gestor.

A medida foi recebida pelo segmento turístico como um fator de impulsão da retomada econômica do turismo da região, no pós-pandemia. Entre as ações previstas estão a ampliação da conectividade à internet nos atrativos e a capacitação de funcionários do setor com inglês instrumental, para melhor atendimento de estrangeiros.

Um dos principais destinos turísticos do país, Foz do Iguaçu é a 11ª cidade do brasileira anunciada como parte do projeto e a segunda sem o status de capital. No Sul, apenas Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) já tinham sido selecionadas como “Destino Turístico Inteligente”.

Machado Neto: “Foz é um dos principais destinos turísticos da América Latina e receberá muitas ações do Ministério do Turismo” – Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

“Foz é um dos principais destinos turísticos da América Latina e receberá muitas ações do Ministério do Turismo, como a busca de turistas internacionais, graças à ampliação da pista do aeroporto [obra custeada pela Itaipu], o que permitirá a operação de jatos de grande porte”, disse Machado Neto.

Na entrevista, o ministro afirmou também que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações será acionado para contribuir para otimizar a conectividade. “Turismo inteligente é colocar tudo na palma da mão, celular e conectividade, porque sabemos que o maior motor de um case turístico é a rede social”, completou.

Já a oferta de inglês instrumental será para operadores do setor turístico, afirmou Machado Neto, para capacitar os profissionais para o melhor atendimento aos estrangeiros na rede hoteleira. “Brevemente a questão sanitária estará superada nos países das Américas e vamos fazer de Foz do Iguaçu um polo internacional de turismo”, concluiu.

Cenário promissor

A agenda do ministro em Foz do Iguaçu começou pela usina e seguiu no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). À tarde, o grupo visitou outros atrativos, incluindo o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves e o Marco das Três Fronteiras.

“Estamos trabalhando muito para que o turismo seja retomado da melhor forma possível em Foz do Iguaçu”, disse o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira. Ele relatou que, com a menor visitação em função da pandemia, a empresa está investindo na infraestrutura de atendimento, como as reformas dos mirantes Central e do Vertedouro, duas paradas dos visitantes da usina.

Nas Cataratas do Iguaçu, o ministro registrou as belezas naturais – Foto: Kiko Sierich/PTI.

“Ficamos muito felizes de o ministro ter aceitado nosso convite tão prontamente e já nos dar esta sinalização positiva de que Foz será um Destino Turístico Inteligente”. afirmou o prefeito Chico Brasileiro. Ele ressaltou a qualidade dos atrativos da cidade e disse que a experiência dos turistas pode ser “ainda melhor, com a tecnologia, mantendo os turistas na cidade por mais tempo”.

O secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli, disse que a partir da inserção no projeto do governo federal, Foz do Iguaçu vai passar por um diagnóstico para apontar uma estratégia de desenvolvimento do turismo local de forma inovadora e interativa.

“Isso envolverá melhorias em diversos setores, como de mobilidade, acessibilidade, segurança e saúde. Os cronogramas de implantação serão definidos com base nas principais necessidades dos destinos”, informou a assessoria da prefeitura.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos