Rádio Clube
H2FOZ
Início » Geral » Participação da comunidade em editais do Programa Acelera Foz supera expectativa

Geral

oportunidades

Participação da comunidade em editais do Programa Acelera Foz supera expectativa

Ações incentivam novos negócios, geração de emprego, inovação e integração entre universidades e empresas.

4 min de leitura
Participação da comunidade em editais do Programa Acelera Foz supera expectativa
Reunião contou com participantes presenciais e on-line(Foto: Assessoria)

A participação da comunidade de Foz do Iguaçu nos editais de inovação, empreendedorismo e soluções tecnológicas do Programa Acelera Foz supera as metas previstas. A avaliação foi realizada durante reunião do Grupo de Coordenação Estratégica do Programa Acelera Foz, realizada nessa sexta-feira, 24.

As seleções, no contexto da pandemia de covid-19, contribuem para a retomada econômica, estimulando a geração de emprego e renda. São três editais voltados a startups, empresas, empreendedores e pequenos negócios, os quais já ultrapassaram o número de propostas estipulado na abertura dos processos de escolha projetos.  

Publicidade

O balanço parcial, pois editais seguem com inscrições abertas (veja as datas abaixo), foi apresentado pelo diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Rodrigo Régis de Almeida Galvão. A instituição é responsável pela operacionalização das seleções e gestão dos projetos a serem aprovados. 

“A adesão de empresas, empreendedores e instituições de ensino de Foz do Iguaçu aos editais está sendo maior do que a nossa expectativa, e os projetos continuam sendo enviados dentro do prazo de inscrição”, enfatiza Rodrigo. “Isso reforça que o cenário para a expansão da inovação e de soluções tecnológicas em nossa cidade é muito favorável”, avalia. 

Para o integrante da diretoria do PTI, a união de esforços possibilitada pelo Acelera Foz garante maior alcance das ações a favor da sociedade. “Na divulgação dos editais, tivemos grande apoio de instituições como a ACIFI e o Sebrae, na divulgação, e adesão dos empresários iguaçuenses. Esse trabalho conjunto é essencial para os resultados que estamos atingindo”, expõe Rodrigo Régis de Almeida Galvão.

Desafio de inovação

Startups, micros e pequenas empresas interessadas em criar ou aprimorar produtos, serviços ou processos para aumentar a competitividade e a participação no mercado têm até 28 de julho para se inscrever no Desafio Inova Oeste. Entre as áreas de atuação estão a transformação digital, design de produto e eficiência energética.

Até o momento, 43 propostas criativas em inovação estão sendo elaboradas na seleção – a meta era receber 40 iniciativas. O programa irá destinar até R$ 58 mil para 20 projetos contemplados. 

Representantes de entidades que integram o Programa Acelera Foz durante videoconferência – foto Assessoria

Integração: universidade e empresa

Aberto até 2 de agosto, o edital do Programa de Integração Universidade e Empresa visa a ampliar a inovação entre as empresas impactadas pela crise causada pela pandemia. Com oferta de bolsas de R$ 800, por nove meses, agrega estudantes e professores de instituições públicas e particulares de ensino superior, de várias áreas do conhecimento. 

Já estão inscritas no programa 72 propostas, abrangendo 216 bolsas a universitários. A meta inicial previa o recebimento de 60 iniciativas e 200 bolsas. Para apresentar proposta, o empresário deve elaborar projeto juntamente com uma universidade ou faculdade. 

Inovação corporativa

Unir demandas de empresas de médio e de grande porte em busca de soluções de empreendedores e startups. Com esse objetivo, o Programa Inovação Corporativa atua nas linhas de incubação e aceleração. O foco é o desenvolvimento de novas empresas. 

As inscrições para a linha de incubação vão até 7 de agosto, para a seleção de 13 empreendedores. Para a aceleração, as inscrições terminaram neste domingo, 26. Até a última sexta-feira, 19 propostas já haviam sido prospectadas conforme as normas do edital, que prevê a seleção de startups. 

O programa de incubação e aceleração tem a finalidade de desenvolver soluções, produtos aplicáveis em curto prazo, modernização tecnológica e reduzir custos, assim como aumentar a competitividade do setor. 

Os editais estão disponíveis em http://pti.org.br/acelerafoz.

Salto para o futuro

Parte do plano de retomada econômica da cidade, o Acelera Foz tem a coordenação estratégica do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur). 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.