Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Prêmio CREA-PR Engenheira Enedina Alves celebra protagonismo feminino

Geral

Homenagem

Prêmio CREA-PR Engenheira Enedina Alves celebra protagonismo feminino

Formada no Paraná, Enedina foi a primeira mulher negra engenheira no Sul do Brasil; cerimônia homenageou mulheres de destaque no setor.

2 min de leitura
Prêmio CREA-PR Engenheira Enedina Alves celebra protagonismo feminino
Homenageadas da edição 2025 do prêmio do CREA-PR. Foto: Assessoria/CREA-PR
Publicidade

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) entregou, nesta semana, em Curitiba, a quarta edição do Prêmio Engenheira Enedina Alves Marques, que celebra o protagonismo feminino no setor.

Leia também:
Comitiva do CREA-PR visita casas construídas por Itaipu em Foz do Iguaçu

Publicidade

De acordo com a entidade, o nome do prêmio recorda a primeira mulher negra a graduar-se em engenharia no Sul do Brasil, em 1945. Ademais, Enedina era a única mulher em sua turma de formandos, que tinha 32 homens.

Organizado pelo Comitê Mulheres do CREA-PR, o Prêmio Engenheira Enedina tem o apoio de instituições como a Mútua e a CredCrea. A cerimônia ocorreu na sede do Instituto de Engenharia do Paraná, na capital paranaense.

Clodomir Ascari, presidente do CREA-PR, destacou que a escolha das homenageadas é inteiramente conduzida pelo comitê feminino. “Basta olhar o currículo de cada uma [das premiadas] para perceber o capital intelectual que temos no nosso estado”, afirmou.

Publicidade

Uma das escolhidas, a engenheira civil Margaret Mussoi Luchetta Groff, fez carreira na usina de Itaipu. Em seu discurso na cerimônia do CREA-PR, Margaret (atualmente aposentada) recordou parte de sua trajetória.

“Na Itaipu, tive muitas oportunidades. No início, em 1987, éramos apenas três mulheres e muitos homens. Foi um enfrentamento difícil, mas, quando cheguei a cargos de liderança, pude empoderar e levar mais mulheres junto comigo”, realçou.

Publicidade

Lista das homenageadas de 2025 pelo CREA-PR:

– engenheira-cartógrafa Paula Foltran De Azevedo Hamerschmidt;
– engenheira civil Margaret Mussoi Luchetta Groff;
– engenheira-eletricista Regine Baptista Venturi;
– engenheira florestal Valéria Mariano da Silva;
– engenheira de Produção Mecânica e de Segurança do Trabalho Flávia Scheleider Aiçar de Suss;
– engenheira-química e de Segurança do Trabalho Rejane Terezinha Afonso Pries; e
– engenheira-agrônoma Mariângela Hungria da Cunha (não pôde estar presente).

O CREA-PR também prestou homenagem especial às engenheiras que já coordenaram o Comitê Mulheres no estado. Conforme a entidade, a iniciativa reconheceu a contribuição de cada uma para o fortalecimento da equidade de gênero no sistema.

Para saber mais sobre a premiação, bem como sobre as atividades do CREA-PR, clique aqui.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Deixe um comentário