Promovendo justiça financeira, o Sicoob Três Fronteiras contribui para o desenvolvimento da comunidade. A atenção a esse propósito levou a outra conquista: é um ótimo lugar para trabalhar. O reconhecimento é da certificação Great Place to Work (GPTW), atualizada agora para o biênio 2025–2026.
A cooperativa é um excelente ambiente profissional para nove entre dez colaboradores, conforme o estudo, em que a consultoria independente ouve a opinião dos próprios funcionários. O GPTW analisa e chancela organizações que primam pela excelência em seus espaços laborais.
E são os funcionários que relatam os motivos para permanecer no Sicoob Três Fronteiras, sendo a oportunidade para crescer e desenvolver-se na carreira entre as principais respostas. Ainda, a condição que o trabalho oferece para manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Esses critérios enumerados pela equipe refletem a cultura organizacional que orienta a cooperativa, baseada em valores e propósitos.
Para o Sicoob Três Fronteiras, o primeiro passo para construir uma sociedade mais próspera e justa é investir e apoiar seus colaboradores. A instituição incentiva o crescimento profissional, é um ambiente inclusivo e valoriza atitudes proativas e inovadoras. Mais um diferencial: 66% da equipe é composta por mulheres.
O quadro de pessoal da cooperativa é dedicado ao atendimento humano e personalizado, à orientação e ao suporte. Assis, os colaboradores são o elo e os promotores da justiça financeira na prática.
Sicoob Três Fronteiras
O impacto positivo na comunidade resulta em novas oportunidades para o quadro de pessoal, como avalia o caixa Martim Alberto Samanioto: “A cooperativa está tomando bastante mercado, recebendo muitos associados. Assim, temos novas oportunidades e experiências a serem alcançadas”, realça.
“Eu a recomendo para quem quer trabalhar pela valorização humana e profissional. Tenho gratidão de fazer parte da história do Sicoob Três Fronteiras”, conclui Martim. Ele ainda cita que o ambiente é acessível e adaptado para pessoas com deficiência (PcD) como ele.
Diretor-superintendente do Sicoob Três Fronteiras, Dirceu Tessaro enfatiza que a instituição é feita por pessoas e para pessoas, sendo os colaboradores alguns dos principais patrimônios. Os programas de formação são contínuos, a equipe é valorizada e a ascensão a posições de gestão prioriza as “pratas da casa”.
“Só podemos oferecer o atendimento humanizado, uma marca da nossa cooperativa, porque contamos com pessoas dedicadas e comprometidas”, reforça. “A certificação Great Place to Work é uma conquista que comemoramos, mas seguimos construindo, no dia a dia, um ambiente de trabalho cada vez melhor”, termina Dirceu.

Inclusão reconhecida
Nacionalmente, em outro reconhecimento, o Sicoob é destaque em inclusão de pessoas com deficiência. A instituição alcançou a quarta posição no relatório das 50 empresas líderes em PcDs, do portal Integridade ESG, realizado em parceria com o Insight Lab, estudo que listou as companhias com as melhores reputações e práticas no país.
“Sentimo-nos orgulhosos e ficamos muito felizes em sermos reconhecidos entre as quatro melhores empresas do Brasil na valorização de PcD”, sublinha o diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, Ênio Meinen. Essa referência, prossegue, “torna mais visível a nossa atuação humanitária”.
O estudo analisou milhares de informações públicas divulgadas entre 2019 e 2024 e identificou as 50 empresas brasileiras mais notáveis em ações e programas de inclusão. A metodologia utilizou ferramentas de inteligência artificial para analisar e cruzar vasta quantidade de dados públicos de mídias, redes sociais e relatórios corporativos.
(Com informações do Sicoob Três Fronteiras)