A campanha estadual Agosto Azul chama atenção para cuidado com a saúde do homem. Neste ano, destaque para prevenção de agravos evitáveis: insuficiência cardíaca, diabetes e hipertensão, entre outras comorbidades.
A ação é da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e convoca os homens a cuidarem da própria saúde e adotarem hábitos de vida mais saudáveis.
Doenças evitáveis seguem impactando a saúde da população masculina. Dados da Atenção Primária à Saúde (APS) no Paraná mostram que, em 2024, apenas 29% dos atendimentos individuais realizados na faixa etária de 20 a 59 anos foram destinados aos homens.
A pouca procura demonstra o desafio contínuo de superar preconceitos e estimular o autocuidado. E o Agosto Azul é um mês de conscientização, mas também de ação e tomada de decisão.
“É uma oportunidade para que cada vez mais homens assumam o protagonismo da própria saúde”, frisa o secretário de estado da Saúde, Beto Preto. Esse gesto é uma “responsabilidade e compromisso com a própria vida e com as pessoas que amamos”.
Agosto Azul
Entre os principais agravos que geram internações masculinas e que poderiam ser evitados estão doenças imunopreveníveis por vacinação, pneumonias bacterianas, angina e insuficiência cardíaca, além de infecções de pele e tecido subcutâneo, conforme a Sesa.
Em 2024, os homens representaram:
- 69,8% das internações por doenças imunopreveníveis (contra 30,2% das mulheres);
- 53,6% por pneumonias bacterianas (contra 46,4%);
- 57,2% por angina (contra 42,8%);
- 56,1% por insuficiência cardíaca (contra 43,9%); e
- 62,4% por infecções de pele (contra 37,6%).
A Secretaria de Saúde do Paraná recomenda e enfatiza a adoção de medidas simples e eficazes de promoção da saúde. Entre as quais, monitoramento da pressão arterial, alimentação saudável, prática de atividades físicas e cessação do tabagismo.
Além disso, destaca-se o papel essencial da vacinação como forma de prevenção.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)