O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa do Paraná (ALE), em regime de urgência, projeto de lei que altera as regras do Fundo Estadual para Calamidades. A proposta prevê a liberação de ajuda de até R$ 50 mil para famílias de Rio Bonito do Iguaçu e de outras cidades atingidas pelo tornado na região Centro-Sul.
A mudança permitirá que o Estado realize transferências diretas a moradores que tiveram as casas destruídas — antes, os repasses só podiam ocorrer de fundo a fundo com os municípios. Os critérios serão definidos por decreto. A Assembleia fará duas sessões extraordinárias neste domingo, 9, para votar a medida.
“Além do que já temos, essa nova lei vai possibilitar auxiliar na recuperação de maneira muito mais célere”, afirmou o governador Ratinho Junior (PSD). Ele visitou o município na manhã deste sábado, 8, e anunciou a liberação imediata de recursos para a reconstrução de estradas, pontes, escolas, creches e unidades de saúde.
“Anunciamos algumas medidas e vamos unir esforços com o governo estadual e federal para reconstruir Rio Bonito do Iguaçu”, declarou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, que acompanhou Ratinho Junior durante a visita.
Tornado em Rio Bonito do Iguaçu
A cidade teve 90% da área urbana afetada. Uma força-tarefa do governo federal, formada por ministros e técnicos, também percorreu o município e conversou com lideranças locais, hipotecando apoio total às vítimas e às ações de reconstrução.
A Defesa Civil coordena a instalação de abrigos temporários em municípios como Laranjeiras do Sul e Quedas do Iguaçu, além da limpeza e remoção de entulhos nas áreas atingidas.


