Embora não sejam frequentes, acidentes com panelas de pressão podem ter consequências graves. É o que adverte o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR).
Em agosto, em Paiçandu, a explosão de uma panela deixou um homem de 62 anos em estado gravíssimo, com ferimentos no rosto, pescoço e nuca. Segundo levantamento, cerca de 1,2 mil acidentes por ano no Brasil estão ligados ao uso desse utensílio doméstico.
Essas ocorrências geralmente causam queimaduras severas, especialmente no rosto, braços e mãos. Em casos extremos, há registros de cortes, ferimentos abertos e traumas provocados por estilhaços metálicos.
Em situações de queimadura, a orientação é nunca estourar bolhas ou aplicar substâncias caseiras, como café, pastas ou cremes. O recomendado é lavar a região com água corrente, cobrir com pano limpo e aguardar o atendimento médico. Em casos de sangramento, deve-se aplicar pressão leve com tecido limpo até a chegada de socorro especializado.
Panela de pressão
Cuidados para evitar acidentes com panela de pressão, conforme os bombeiros:
- manutenção regular: limpar válvula de segurança e borracha, substituir peças ressecadas ou danificadas;
- respeitar a capacidade máxima: não ultrapassar dois terços da panela;
- aguardar a saída completa da pressão antes de abrir a tampa;
- não deixar a panela sem supervisão no fogo ou seca sobre a chama;
- evitar jogar água fria sobre a panela quente para forçar a liberação de pressão;
- conferir se tampa e trava estão bem alinhadas e sem deformações.
O uso seguro da panela de pressão depende de cuidados simples, mas fundamentais para evitar acidentes domésticos e preservar a saúde de toda a família.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)


