Rádio Clube
H2FOZ
Início » GovPR » Carnaval aquece turismo no Paraná e impulsiona reservas em hotéis

GovPR

Feriado prolongado

Carnaval aquece turismo no Paraná e impulsiona reservas em hotéis

A folga prolongada atende a todos os gostos, da folia ao descanso — duas possibilidades que convergem para o turismo.

3 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Carnaval aquece turismo no Paraná e impulsiona reservas em hotéis
Foliãs no Marco das Três Fronteiras, atrativo de Foz do Iguaçu - foto: Marcos Labanca/H2FOZ arquivo


O carnaval vai aquecer o turismo no Paraná e já se reflete diretamente na rede de hospedagem. Neste ano, a folia, com folga prolongada, ocorrerá de 14 a 17 de fevereiro, e hotéis e pousadas registram alta procura antecipada.

Conforme dados compilados pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), a projeção é de aumento no número de hóspedes e no tempo de permanência. Nos destinos mais procurados do estado, as reservas superam 90%. O carnaval atente a todos os gostos, da folia ao descanso — duas possibilidades que convergem para o turismo.

“Turismo é uma engrenagem poderosa, que ajuda no crescimento econômico e social dos municípios. Quando o governo estadual fomenta o setor e promove o Paraná como destino qualificado, comércio, hotéis e profissionais locais são recompensados, porque gera renda, empregos e valoriza a identidade local”, afirma o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.

Para 2026, o fluxo de visitantes promete ser intenso. Em Curitiba, por exemplo, duas atrações principais devem atrair juntas mais de 85 mil pessoas. Os desfiles das escolas de samba, que integram o cronograma oficial, têm expectativa de reunir mais de 50 mil foliões, enquanto a Zombie Walk deve receber outras 35 mil pessoas. Cidades como Foz do Iguaçu também têm programações carnavalescas.

Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Carnaval de 2026 pode bater recorde de movimentação financeira no Brasil, alcançando R$ 14,48 bilhões. No Paraná, a Fecomércio-PR projeta resultado superior ao de 2025, quando as atividades típicas do turismo movimentaram cerca de R$ 712 milhões, incluindo bares, restaurantes, transportes e hotéis.

“Desde o pós-pandemia, o turismo paranaense cresce mês a mês, acima da média nacional. O faturamento previsto para este ano deve superar 2025 e gerar reflexos positivos em Curitiba, no litoral, em Foz do Iguaçu e em outros polos regionais, com mais visitantes consumindo serviços e gerando renda às empresas e profissionais”, explica Giovanni Bagatini, coordenador da Câmara de Turismo da Fecomércio-PR.

Carnaval no Paraná

Com programação intensa que reúne festas tradicionais, eventos alternativos, atividades em atrativos turísticos e opções em meio à natureza, o Paraná oferece experiências variadas para diferentes perfis de viajantes durante o carnaval. Clique aqui para conferir.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário