Cidades da Região Oeste têm dois parques tecnológicos entre os melhores do país. Eles estão no rol dos 15 finalistas do Prêmio de Empreendedorismo Inovador 2025, da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
O cascavelense Centro Incubador Tecnológico (CIT), vinculado à Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), concorre na categoria Incubadora de Empresas. E o Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark) disputa como Hub de Inovação.
Ambos integram o Sistema de Ambientes Promotores de Inovação (Separtec), ligado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A votação que escolherá os vencedores envolve 420 associados da Anprotec, que analisam critérios técnicos e outros fatores.
Parques tecnológicos
A premiação nacional reconhece as melhores práticas desenvolvidas por ecossistemas de inovação em todo o Brasil. O destaque é para iniciativas que impulsionam o empreendedorismo e a conexão entre startups, empresas e instituições de pesquisa científica.
No estado, são 54 ambientes de inovação associados à Anprotec e 489 ambientes de inovação credenciados pelo Separtec.
O Biopark, hub de inovação, conecta empresas, pesquisadores e empreendedores com foco em soluções tecnológicas. A Fundetec se destaca em incubação de negócios tecnológicos, desde a pré-incubação até a atração de investimentos.
“Esse reconhecimento reafirma a qualidade do trabalho desenvolvido nos ambientes de inovação, consolidando o Paraná como um polo de referência em tecnologia e empreendedorismo”, expõe o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, sobre a indicação dos dois finalistas.
A cerimônia de premiação ocorrerá na conferência anual da Anprotec. O evento acontecerá, neste ano, em Foz do Iguaçu, 13 a 15 de outubro, com a apresentação dos cases finalistas e a celebração das iniciativas que estão transformando os ambientes de inovação brasileiros e paranaenses.
Inovação no Paraná
Os 489 ambientes de inovação do Paraná são agrupados em três eixos: parques tecnológicos, incubação e animação, sendo:
- 36 parques em operação, em planejamento e em implantação;
- 53 incubadoras;
- 63 pré-incubadoras;
- 12 aceleradoras;
- 64 centros de inovação;
- 34 agências de inovação e núcleos de inovação tecnológica;
- 74 hubs de inovação; e
- 154 espaços maker.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)


