O projeto Trocou, Economizou, da Copel, já beneficiou mais de 16 mil famílias paranaenses com a substituição de geladeiras antigas por modelos mais eficientes, reduzindo o consumo de energia elétrica e estimulando hábitos sustentáveis. A iniciativa oferece desconto na compra de refrigeradores novos e inclui a troca de quatro lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por versões em LED, mais econômicas.
Uma das moradoras atendidas é Maria Alves Feitosa de Alencar, de 91 anos, residente na zona norte de Londrina. Ela substituiu uma geladeira com 22 anos de uso por um equipamento novo, adquirido com o incentivo do programa. “A Copel está de parabéns. Gostei bastante do atendimento, e agora se a energia diminuir vai ser uma ajuda ótima”, relatou. A entrega foi realizada pela rede varejista Colombo, responsável pela operação de vendas e logística.
Segundo o supervisor do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, José Arthuro Teodoro, o impacto vai além da economia individual. O consumo médio mensal das residências no Paraná é de 191 kWh, e as geladeiras podem representar de 8% a 31% desse total. “Ao renovar essa quantidade de eletrodomésticos, promovemos o uso eficiente da energia, com reflexos positivos para todo o sistema”, afirmou.
Para participar, a geladeira antiga deve ter pelo menos cinco anos de uso e estar em funcionamento, sendo entregue no ato do recebimento do novo equipamento para descarte ambientalmente correto, por meio de logística reversa. As lâmpadas usadas também são recolhidas e substituídas por LED.
Troca de geladeiras
O Trocou, Economizou integra o Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Aneel, que atua no combate ao desperdício de energia e na modernização de equipamentos em residências, prédios públicos, entidades beneficentes, comércio e indústrias.
Das 20 mil geladeiras previstas no projeto, cerca de 2 mil estão em fase de entrega e aproximadamente 1,7 mil ainda estão disponíveis. A compra pode ser feita nas lojas Colombo do Paraná ou pelo televendas 0800 642 4242. Cada cliente pode adquirir apenas uma unidade, desde que seja titular da conta de luz residencial e esteja com as faturas em dia.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)


