Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Cultura: Paraná regulamenta transferências para fundos municipais

GovPR

Direitos culturais

Cultura: Paraná regulamenta transferências para fundos municipais

Fundo Estadual de Cultura tem recursos para programas, projetos e ações no setor artístico-cultural.

2 min de leitura
Cultura: Paraná regulamenta transferências para fundos municipais
Apresentação de circo na praça, em Foz do Iguaçu - foto: Marcos Labanca/H2FOZ arquivo
Publicidade

O Governo do Paraná publicou, na terça-feira (16), o Decreto n.º 11.244/2025, que regulamenta as transferências do Fundo Estadual de Cultura e as transferências Fundo a Fundo do Sistema Estadual de Cultura. O procedimento está previsto em lei de 2020.

Com a medida, passa a ser possível a transferência direta de recursos do fundo estadual para municípios que possuam o Sistema Municipal de Cultura implantado. O modelo busca descentralizar os investimentos e dar mais autonomia às cidades na execução das políticas culturais.

Publicidade

Cultura nas cidades

A regulamentação permite que os municípios utilizem os repasses em diferentes modalidades: execução de programas e ações de fomento, preservação do patrimônio cultural material e imaterial, incentivo a políticas de livro e leitura, e outras iniciativas previstas no Plano Estadual de Cultura.

Publicidade

A implantação dos sistemas municipais de cultura foi condição para viabilizar o modelo. Cada cidade deve estruturar instrumentos como conselho, conferência, plano e fundo municipal, garantindo participação social e transparência na aplicação dos recursos.

Atualmente, a maioria dos municípios paranaenses já aderiu ao Sistema Nacional de Cultura e implantou estruturas locais de gestão. Segundo dados oficiais, 248 cidades contam com o sistema completo em funcionamento.

Publicidade

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário