Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » ‘É Uz Guri’: polícia desarticula grupo que socializava crime nas redes

GovPR

Ostentação e crime

‘É Uz Guri’: polícia desarticula grupo que socializava crime nas redes

O grupo atuava na fronteira usando as redes sociais para promover contrabando, tráfico, estelionato e jogos de azar, além de atrair novos integrantes.

2 min de leitura
‘É Uz Guri’: polícia desarticula grupo que socializava crime nas redes
Arma, munições e materiais apreendidos na operação - foto: PMPR/divulgação
Publicidade


Operação conjunta da Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Bope, e da Polícia Federal (PF) desarticulou um grupo que divulgava seus crimes nas redes sociais. Os acusados atuavam na fronteira do Brasil e Paraguai e mantinham “É Uz Guri. Não Adianta”, para ostentação, conforme a investigação.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em cidades do Paraná e de Santa Catarina nessa terça-feira, 9. Mas as investigações começaram em novembro de 2024, após a polícia identificar a forma de atuação delituosa na fronteira, no Oeste do estado.

Publicidade

O grupo é suspeito de envolvimento com tráfico, contrabando e outros crimes. O perfil “É Uz Guri”, com mais de 300 mil seguidores, era usado para promover contrabando, tráfico, estelionato e jogos de azar, além de atrair novos integrantes.

Publicidade

Segundo o capitão Rodrigo Bandeira, da PMPR, os criminosos “socializavam o crime”, aproximando os ilícitos de relações de amizade e laços comunitários. Eles utilizavam essa estratégia para reforçar sensação de pertencimento.

O grupo também ostentava sua identidade por meio da venda de bonés e camisetas personalizados. A Justiça determinou o bloqueio da conta que reiteradamente divulgava práticas ilícitas.

Publicidade

Durante a operação, foi preso um homem e apreendida uma pistola calibre 9mm com dois carregadores e 36 munições. Também foram recolhidos mais de R$ 17 mil, US$ 250, um radiocomunicador, um simulacro de arma e vários celulares.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Publicidade

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário