Férias e crianças em casa combinam com diversão em família, mas pedem cuidados extras para prevenir acidentes com energia elétrica. O alerta é da Copel.
Assim, pais, mães e responsáveis devem observar com atenção a rede elétrica e seu uso. Tomadas e equipamentos elétricos, e celular durante o carregamento, são pontos de atenção.
Isso porque as crianças permanecem em casa a maior parte do tempo nas férias escolares. Os dados recomendam o reforço.
Acidentes com energia
Muitos acidentes acontecem quando se ignoram os riscos. “Crianças são movidas à curiosidade e não medem os riscos ou a gravidade que representa um acidente com eletricidade”, alerta o gerente da área de segurança do trabalho da Copel, Rodrigo Marcacine Resende.
Principais cuidados dentro de casa:
- manter as instalações elétricas em dia, sem improvisos, procurando profissionais habilitados para esses trabalhos;
- não sobrecarregar tomadas com benjamins ou extensões, ou utilizar eletrodomésticos e equipamentos eletroeletrônicos com fiação exposta ou cabos partidos;
- nunca usar aparelhos de celular ou tablets enquanto estão sendo carregados, porque representam perigo iminente de choques elétricos com risco à vida;
- buscar espaços 100% seguros para soltar pipa, a fim de evitar curto-circuito causado pela linha em contato com a rede elétrica — jamais tentar resgatar uma pipa enroscada na rede.
Prevenção de acidentes elétricos
Os técnicos da Copel também citam alternativas para prevenção de acidentes relacionados a choques elétricos em residências. Protetores de tomada evitam que crianças insiram objetos metálicos no acesso à rede.
Além disso, os dispositivos certificados de segurança para instalações elétricas, como o IDR (interruptor diferencial residual), devem ser instalados por eletricistas profissionais.
“Esses interruptores são instalados nos quadros de distribuição junto aos disjuntores e têm a função de identificar fugas de corrente”, frisa a companhia. “Quando um objeto estranho é inserido em uma tomada, por exemplo, o IDR desliga automaticamente o fornecimento de energia, evitando choques e outros acidentes”, completa.
Emergências
A Copel alerta que é fundamental que se mantenha distância das redes de energia para evitar acidentes que podem ser fatais. Em caso de emergências, o 0800 51 00 116 da linha direta da Copel pode ser acionado de qualquer telefone. Faça a ligação e tecle 1 para situação de risco à vida ou acidente com a rede elétrica.
(Com informações da assessoria)