Com inscrições abertas até 25 de agosto, Foz do Iguaçu irá receber a Conferência Estadual do Esporte. Na pauta, investimentos no setor de 2026 a 2035.
O evento será de 2 a 4 de setembro, realizado pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (Sees). A abertura terá o campeão olímpico Emanuel Rego, que participa da construção da política estadual para o esporte.
Um dos principais pontos da conferência será debater, propor e encaminhar ao governo o Plano Decenal do Esporte 2026–2035. Concluídos os trâmites no Executivo, ele será enviado para deliberação da Assembleia Legislativa.
A participação na Conferência Estadual do Esporte é gratuita. As inscrições são voltadas para:
- gestores do esporte, atletas e paratletas;
- membros do poder público e de segmentos da comunidade esportiva;
- Conselho Estadual e conselhos municipais de esportes;
- profissionais de educação física e integrantes de entidades representativas do esporte ou de áreas afins.
Conferência do Esporte
“O Plano Decenal é um ponto alto de uma gestão, e estamos consolidando agora, com a participação das sete universidades estaduais do Paraná, da Universidade Federal do Paraná, da comunidade esportiva e de todos os que democraticamente quiserem se manifestar sobre o que queremos para esta área nos próximos dez anos”, convida o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.
O Plano Decenal é discutido desde abril, abrangendo todas as regiões do Paraná, divididas em cinco macrorregionais. Também é ouvida a comunidade esportiva.
Seus objetivos são garantir o acesso ao esporte, incentivar projetos e programas dessa área, que fortaleçam o desenvolvimento social e econômico, ampliar a diversidade de modalidades praticadas e aprimorar a gestão do esporte no estado. A conferência ditará uma minuta de projeto de lei do Plano Decenal.
Inscrições
A programação e as inscrições para a Conferência Estadual do Esporte em Foz do Iguaçu podem ser feitas no site da Secretaria do Esporte do Paraná. O link é: https://conselho.sportapp.com.br/.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)