Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Hipertensão: nova classificação exige reforço na prevenção

GovPR

Cuidados com a saúde

Hipertensão: nova classificação exige reforço na prevenção

A pressão igual a 12 por 8 não é mais considerada normal; veja orientação da Saúde.

2 min de leitura
Hipertensão: nova classificação exige reforço na prevenção
Secretaria de Saúde do Paraná reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce – foto: Sesa/divulgação
Publicidade


A alteração nos parâmetros de pressão arterial tem gerado alerta na população. Agora, a pressão igual a 12 por 8 (120/80mmHg) não é mais considerada normal, mas sim pré-hipertensão. Para ser classificada como pressão normal, deve ser inferior a essa medida.

Diante da mudança, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A hipertensão, se não tratada, pode levar a graves problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC), danos renais e problemas de visão.

Publicidade

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destaca a importância de alinhar protocolos para a prevenção e tratamento da pressão alta. “A hipertensão é um problema que afeta muita gente e está ligada a vários fatores de risco. Por isso, nossa preocupação é ter protocolos e diagnósticos muito bem alinhados para a prevenção e, depois, o tratamento de quem tem pressão alta.”

Hipertensão

A Sesa coordena a rede de prevenção e tratamento, que tem seu ponto de partida nas unidades básicas de saúde (UBSs). É lá que ocorrem a aferição, o controle, a orientação e o diagnóstico. Essa abordagem segue a Linha Guia de Hipertensão Arterial, um documento que orienta o trabalho das equipes de saúde de todo o Paraná.

O protocolo entende que o rastreamento e o tratamento da hipertensão devem ser realizados por todos os profissionais da equipe da UBS, visando a um cuidado integral e multiprofissional.

Publicidade

O combate ao tabagismo é outra ação fundamental para a prevenção e o tratamento da hipertensão. O Paraná mantém o Programa Estadual para Controle do Tabagismo, que oferece capacitações, ações educativas e distribuição de medicamentos para auxiliar quem deseja parar de fumar.

A nova classificação da pressão arterial, que considera 12 por 8 como pré-hipertensão, é uma atualização da Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025 (DBHA 2025). O documento foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), tendo sido divulgado recentemente.

Publicidade

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário