O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) apresenta a exposição coletiva Costa Oeste, na Sede Adalice Araújo, em Curitiba, no próximo dia 13, às 16h. A entrada será gratuita.
A mostra reúne artistas da Argentina e do Oeste do Paraná em uma proposta que enxerga a fronteira não como limite, mas como território de encontro, circulação e construção de identidades.
Com curadoria de Antonio Carlos Machado, a exposição apresenta obras de Andres Bancalari, Brugnera, Coletivo Duas Marias, Daniel Carlos Bispo, Ela Soares, Lauro Borges, Marcelo Bongiovanni Korp, Norma Capponcelli e Sirlei Salvadori. Os trabalhos dialogam com as dinâmicas culturais da região trinacional, fortemente influenciada pela proximidade entre Brasil, Argentina e Paraguai.
A diretora do MAC Paraná, Juliane Fuganti, destaca que a mostra reafirma o compromisso do museu com a valorização das produções artísticas ligadas aos territórios. “Costa Oeste evidencia a potência criativa que nasce nos espaços de passagem. Ao reunir artistas do Oeste do Paraná e da Argentina, a exposição amplia o diálogo cultural e fortalece o museu como espaço de conexão entre diferentes poéticas visuais”, afirma.
Arte da fronteira
A curadoria tem o Rio Paraná como eixo simbólico e geográfico que conecta artistas, memórias e paisagens. Para Antonio Carlos Machado, a exposição revela uma constelação criativa marcada por experiências compartilhadas. “A fronteira aqui não separa, ela aproxima. As obras traduzem um território híbrido, onde tradição e experimentação se cruzam, resultando em uma produção singular”, explica.
Fundado em 1970, o MAC Paraná possui um acervo com mais de duas mil obras e mantém setores de pesquisa, documentação e ação educativa, com visitas mediadas e oficinas gratuitas.
Exposição coletiva Costa Oeste
Abertura: 13 de janeiro, às 16h – entrada gratuita
Local: MAC Paraná | Sede Adalice Araújo – Rua Ébano Pereira, 240, centro, Curitiba
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)


