Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Motoristas poderão fazer selfie para atualizar foto da CNH

GovPR

Motoristas poderão fazer selfie para atualizar foto da CNH

A autobiometria facial poderá ser realizada no aplicativo Detran Inteligente, da autarquia paranaense.

2 min de leitura
Motoristas poderão fazer selfie para atualizar foto da CNH
O piloto do projeto foi lançado pelo órgão estadual - foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Publicidade


Desburocratizar e agilizar procedimento. Esse é o objetivo do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) com a implantação da autobiometria facial, que poderá ser realizada pelo próprio motorista para a atualização da foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O serviço foi lançado em versão piloto. O condutor que precisar realizar a atualização da foto poderá fazê-lo pelo aplicativo Detran Inteligente, disponível nos sistemas Android e iOs. Nele, haverá um campo específico para o motorista tirar uma selfie e enviá-la para o órgão.

Publicidade

A imagem para a CNH será analisada para verificar se está de acordo com o padrão. Hoje, o aplicativo do Detran-PR já oferece diversos serviços para o cidadão, sem que ele precise deslocar-se até uma unidade do órgão.

Publicidade

Selfie da CNH

O diretor-presidente da autarquia, Adriano Furtado, explica que a autobiometria ajudará na atualização do banco de dados. Isso porque as restrições durante a covid-19 levaram as fotos a serem reaproveitadas no momento da renovação, e a base foi ficando defasada.

“Por isso, buscamos uma solução para renovar estas imagens sem tirar do cidadão o aspecto digital do serviço”, expôs. “Ou seja, sem exigir que ele se deslocasse até uma unidade só para tirar uma foto”, destacou.

Publicidade

Neste primeiro momento, o serviço será apenas para quem o sistema identificar que necessita da atualização. No caso de a foto ter sido tirada há muito tempo ou estar desatualizada, por exemplo.

Entre os serviços de habilitação que exigem uma nova captura de imagem estão:

Publicidade
  • alteração de dados de identificação, como nome;
  • mudança ou adição de categoria;
  • renovação da CNH (no caso de a última coleta ter mais de dez anos ou se algum critério da biometria anterior não atende mais aos requisitos técnicos); e
  • registro de CNH de outro estado.

Nos casos de emissão de segunda via ou emissão de CNH definitiva, a nova captura de foto fica a critério do cidadão, detalha o Detran-PR.

Clique aqui e assista ao vídeo explicativo.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.