Rádio Clube
H2FOZ
Início » GovPR » Paraná apreende 1,5 tonelada de drogas por dia, com prejuízo bilionário ao tráfico

GovPR

Balanço 2025

Paraná apreende 1,5 tonelada de drogas por dia, com prejuízo bilionário ao tráfico

Balanço é referente às ações integradas das forças estaduais de segurança pública em 2025.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Paraná apreende 1,5 tonelada de drogas por dia, com prejuízo bilionário ao tráfico
Apreensão de 328 quilos de cocaína, a partir de denúncia anônima, em dezembro do ano passado – foto: PC-PR/divulgação
Google News iconSiga-nos no Google News

O Paraná registrou, em 2025, o maior volume de apreensões de drogas desde o início do monitoramento nacional em 2017. Ao longo do ano passado, as polícias Civil, Militar, Penal e Científica apreenderam 557,8 toneladas de entorpecentes, o que corresponde à média de 1,5 tonelada por dia.

Esse volume representa um prejuízo estimado em cerca de R$ 2 bilhões às organizações criminosas e aumento de 444% em relação ao total de 2018, quando foram apreendidas 102,5 toneladas.
A maconha lidera as apreensões, com 546,6 toneladas retiradas de circulação em 2025, número 13% superior ao registrado no ano anterior. Em sete anos, a quantidade da droga apreendida quadruplicou no estado.

Publicidade

A cocaína também alcançou recorde histórico. Foram 8,3 toneladas apreendidas em 2025, crescimento de 43% em comparação com a totalidade de 2024, consolidando o maior volume da série histórica no Paraná. O estado lidera o ranking nacional de apreensão de maconha e ocupa a quinta posição no total de cocaína retirada de circulação.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, os resultados são fruto do trabalho de inteligência e do reforço da presença policial em áreas estratégicas, como fronteiras e grandes entroncamentos rodoviários. “Nosso trabalho de inteligência tem mapeado todo o trajeto por onde o tráfico tenta transportar a droga, e concentramos o trabalho nas áreas mais importantes, principalmente fronteiras e grandes entroncamentos”, frisa.

Drogas e segurança pública

A política de segurança inclui investimentos em tecnologia, ampliação da frota de viaturas, embarcações e aeronaves, além da implantação do projeto Polícia de Fronteira, que já conta com base operacional no Norte do Paraná. A estratégia combina monitoramento terrestre, aéreo e náutico para ampliar a capacidade de resposta e sufocar as rotas do tráfico.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário