Rádio Clube
H2FOZ
Início » GovPR » Paraná oferece curso de formação para pedagogos da rede estadual

GovPR

Capacitação gratuita

Paraná oferece curso de formação para pedagogos da rede estadual

Gratuita, a iniciativa deve atender cerca de 4,7 mil pedagogos em exercício; a inscrição é realizada de forma online.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Paraná oferece curso de formação para pedagogos da rede estadual
A formação é uma ação da Secretaria Estadual de Educação - foto ilustrativa: Freepik

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) abriu inscrições para a primeira turma do curso de formação continuada Pedagogo Formador (PedFor), destinado aos profissionais que atuam nas escolas da rede pública estadual. A iniciativa deve atender cerca de 4,7 mil pedagogos em exercício.

As inscrições devem ser feitas por meio de link enviado ao e-mail institucional dos profissionais. Posteriormente, o endereço também ficará disponível na página oficial do programa.

Publicidade

Desenvolvido pelo Departamento de Acompanhamento Pedagógico, com apoio da Coordenação de Formação Docente e Equipes Gestoras, o curso terá encontros semanais on-line e síncronos, realizados no Google Classroom, com duração de 1h40. A proposta é funcionar em formato de mentoria, estimulando a troca de conhecimentos, habilidades e experiências práticas entre formadores e cursistas.

O objetivo é capacitar os pedagogos para identificar desafios específicos em cada contexto escolar e orientar o planejamento de intervenções que melhorem a frequência dos estudantes, a aprendizagem e a redução da reprovação. A formação combina estudo dirigido e aprofundamento teórico-prático, buscando aplicação imediata no cotidiano do ano letivo.

Curso para pedagogos

Segundo a Seed-PR, o programa também pretende fortalecer a liderança pedagógica, a organização do trabalho escolar e a formação continuada de professores nas diferentes realidades da rede estadual. Para o secretário da Educação, Roni Miranda, a iniciativa amplia a política permanente de qualificação profissional e contribui diretamente para a melhoria da qualidade do ensino no Paraná.

O processo de inscrição ocorrerá em duas etapas: inicialmente para pedagogos do Quadro Próprio do Magistério (QPM) em exercício nas equipes escolares; depois, para vagas remanescentes destinadas a profissionais contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS) e pedagogos que atuam em outros órgãos da educação.

As turmas serão ofertadas duas vezes ao ano, no início de cada semestre. Para os profissionais QPM, a participação é obrigatória em ao menos um semestre, servindo como critério de pontuação para distribuição de aulas e funções no ano seguinte. Pedagogos que atuam exclusivamente na Educação Especial não participam da formação.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário