A Polícia Militar do Paraná (PMPR) inaugurou uma nova sede do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), considerada base estratégia para atuação na região fronteiriça e do extremo-oeste. O objetivo é intensificar a presença policial na prevenção e combate a crimes.
A base de apoio, em Cascavel, é vinculada ao Comando de Missões Especiais. Ela enfoca a vigilância ostensiva na zona fronteiriça, trabalha diretamente no combate ao tráfico de entorpecentes, armas, contrabando e outros crimes que cruzam as divisas nacionais.
Conforme o Governo do Paraná, a nova base permitirá mais agilidade nas operações. A estrutura, oficialmente instalada no último dia 15, está preparada para patrulhas, abordagens, fiscalização e atividades de inteligência.
“Representa um marco importante para a segurança pública na região de fronteira”, expôs o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva. “Com uma estrutura moderna e estrategicamente posicionada, vamos ampliar nossa capacidade de resposta e intensificar a presença policial.”
PM: base estratégica
A base é resultado de trabalho conjunto da Polícia Militar, do Governo do Estado e da Prefeitura de Cascavel, citou. O projeto foi viabilizado pelo município e a gestão estadual.
O volume de drogas apreendidas na região de fronteira aumentou significativamente. A constatação é do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP).
No primeiro semestre de 2025, foram retiradas de circulação 349,8 toneladas — alta de 43,78% em relação às 243,2 toneladas registradas no mesmo período de 2024, contabilizou o órgão. As rotas e logísticas para crimes de fronteira, na região, abrangem de Foz do Iguaçu a Cascavel e de Guaíra a Marechal Cândido Rondon.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
Não faria mais sentido se esta base fosse em Foz do Iguaçu, mais uma vez o governo do estado beneficia cascavel em detrimento a Foz do Iguaçu, e assim na saúde e agora na segurança pública também.