Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Proteção: campanha de multivacinação começa no Paraná

GovPR

Vacina no braço

Proteção: campanha de multivacinação começa no Paraná

Ação enfoca a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes, reforço contra sarampo e febre amarela, e imunização contra o HPV.

2 min de leitura
Proteção: campanha de multivacinação começa no Paraná
A vacina é proteção individual e coletiva contra doenças - foto: Américo Antonio/Sesa arquivo
Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) inicia, nesta segunda-feira, 6, a Campanha Estadual de Multivacinação, que segue até 31 de outubro. O Dia D de mobilização será em 18 de outubro, sábado, em todos os municípios do Paraná.

A ação tem como foco a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, o reforço contra sarampo e febre amarela em pessoas de até 59 anos, bem como a retomada da imunização contra o HPV em adolescentes de 15 a 19 anos.

Publicidade

A vacinação é gratuita e está disponível nas unidades básicas de saúde. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e manter o Paraná como referência nacional em imunização. A orientação é que pais e responsáveis levem crianças e adolescentes com a caderneta para avaliação das doses.

Publicidade

Multivacinação

A campanha busca elevar as coberturas, facilitar o acesso da população às vacinas e reduzir o risco de reintrodução de doenças como o sarampo. Todos os imunizantes do Calendário Nacional de Imunização estarão disponíveis, incluindo hepatite A e B, meningocócicas C e ACWY, tríplice viral, varicela, febre amarela, rotavírus, HPV, influenza e covid-19.

O público-alvo inclui crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias; pessoas de até 59 anos sem registro de vacina contra sarampo ou febre amarela; e adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados contra o HPV.

Publicidade

A intensificação da vacinação é essencial diante do risco de reintrodução do sarampo em países vizinhos e do aumento da circulação do vírus da febre amarela no período da primavera–verão.

Esquema de vacinação

  • Sarampo

12 meses a 29 anos: duas doses, com intervalo de 30 dias.
30 a 59 anos: uma dose.
Trabalhadores da saúde não vacinados: duas doses, independentemente da idade.

Publicidade
  • Febre amarela

Dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos.
Pessoas de 5 a 59 anos: uma dose, caso não vacinadas.
A partir de 60 anos: uma dose mediante avaliação médica em áreas de risco.

  • HPV

Para adolescentes de 9 a 19 anos.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário