Meio de ingresso nas universidades estaduais, a Prova Paraná Mais será realizada nos próximos dias 12 e 13. Poderão participar do exame alunos de terceiras e quartas séries do ensino médio das escolas estaduais.
A avaliação dá acesso ao Aprova Paraná Universidades, programa que reserva 20% das vagas nas sete universidades estaduais a alunos da rede pública.
A estudante Ana Luiza Comim Henrique é uma das aprovadas na primeira edição. A caloura de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM) garantiu a vaga por meio do desempenho na Prova Paraná Mais. “Quando eu soube de mais essa oportunidade, corri atrás. Me dediquei ao máximo aos estudos para não perder a chance de entrar em Medicina — e aqui estou”, comemorou Ana Luiza.
A avaliação é classificatória: quanto maior a nota, maior a chance de o estudante escolher o curso desejado.
Os resultados estarão disponíveis no site www.aprova.pr.gov.br.
Em seguida, os candidatos poderão inscrever-se para até duas opções de curso entre as universidades participantes. No total, o programa ofertará 3.757 vagas, 39 a mais que em 2025, distribuídas em 440 cursos de nível superior.
Na edição anterior, cerca de 30 mil estudantes concorreram às 3.718 vagas disponíveis nas universidades estaduais de Londrina (UEL), Paraná (Unespar), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Oeste do Paraná (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro) e Norte do Paraná (UENP). Os cursos mais disputados foram: Administração, Direito, Medicina, Pedagogia e Ciências Contábeis.
Prova Paraná Mais
Para o diretor de Educação da Seed-PR, Anderfabio Oliveira, o projeto “democratiza o acesso e facilita a adesão, já que as provas são aplicadas nas próprias escolas, superando barreiras como distância e insegurança”.
As universidades estaduais do Paraná figuram com frequência em rankings nacionais e internacionais de ensino e pesquisa. O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destaca que o programa amplia o acesso a instituições reconhecidas pela qualidade.


