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Integração Brasil-Paraguai

Ratinho Junior e Peña, presidente do Paraguai, visitam Ponte da Integração

O mandatário do país vizinho afirmou que a nova ligação entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco “está muito perto de ser liberada”.

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Ratinho Junior e Peña, presidente do Paraguai, visitam Ponte da Integração
Autoridades do Brasil e do Paraguai durante a visita - foto: Jonathan Campos/AEN
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O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, visitaram, nessa segunda-feira, 8, a Ponte Internacional da Integração Brasil–Paraguai. Trata-se de conexão entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco.

A construção foi concluída em 2023 e é fruto de uma parceria entre os governos estadual e federal com a Itaipu Binacional. Para sua operacionalização, depende da conclusão de obras complementares.

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Conforme o Governo do Paraná, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) finaliza os acessos à ponte. A Perimetral Leste atingiu 75% de execução ao fim de agosto. Essa nova rodovia, de cerca de 15km, inclui seis viadutos e duas aduanas, conectando a BR 277 à ponte.

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Além disso, parte alfandegária do lado paraguaio já está pronta. Assim, o presidente Peña entregou simbolicamente a chave da aduana ao governador.

Ratinho Junior destacou que as obras de acesso estão sendo concluídas e citou o empreendimento como “uma das maiores obras da América Latina, a maior ponte de vão-livre da região”. E agregou: “Estamos finalizando essas obras de acesso, tanto do lado brasileiro como do paraguaio, para fazer a entrega para a população.”

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Santiago Peña, contudo, ressaltou a importância da integração física entre as regiões. “Para nós, é muito importante o avanço. Brasil e Paraguai são países irmãos. Paraná e o departamento de Alto Paraná são estados-irmãos, e essa ponte, que foi sonhada por muitos anos, já é uma realidade e está muito perto de ser liberada”, afirmou o presidente do Paraguai.

Até o momento, portanto, foram investidos cerca de R$ 101 milhões na infraestrutura de acesso, com recursos da Itaipu Binacional. No total, a ponte recebeu mais de R$ 460 milhões em investimentos.

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Ponte da Integração

A nova ponte foi projetada para desafogar o tráfego pesado da Ponte da Amizade, destinando-se principalmente ao transporte de cargas do Paraguai com destino ao Porto de Paranaguá.

A estrutura se estende por 760 metros com um vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina. Assim, é sustentada por duas torres de 120 metros de altura. Conta, por exemplo, com duas pistas simples de 3,6 metros, acostamento de 3 metros e calçada lateral de 1,7 metro.

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    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

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