Rádio Clube
H2FOZ
Início » GovPR » Teia reúne pontos de cultura para fortalecer base comunitária no Paraná

GovPR

Cultura Viva

Teia reúne pontos de cultura para fortalecer base comunitária no Paraná

Fórum estadual integra o Programa Cultura Viva, debatendo diretrizes, políticas públicas e justiça climática.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Teia reúne pontos de cultura para fortalecer base comunitária no Paraná
Enconto de culturas acontece em Guarapuava - foto: Seec/divulgação
Google News iconSiga-nos no Google News


A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (Seec-PR) realizará, nos dias 30 e 31 de janeiro e 1.º de fevereiro, o Teia/Fórum Cultura Viva Paraná 2026, encontro que reunirá pontos e pontões de cultura de todas as regiões do estado para a construção coletiva de diretrizes e estratégias de fortalecimento da cultura comunitária e participativa. O evento acontecerá no campus Cedeteg, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava.

Promovido com apoio da Comissão dos Pontos de Cultura do Paraná e do Ministério da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva, o fórum integra a etapa preparatória para o V Fórum Nacional de Pontos de Cultura e para a 6.ª Teia Nacional. O tema central dessa edição é “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, reforçando o papel da cultura na reflexão sobre sustentabilidade e território.

Publicidade

Teia e pontos de cultura

Inicialmente previsto para novembro de 2025, o encontro foi remarcado em razão das fortes chuvas que atingiram o estado naquele período. Ao longo dos três dias, a programação incluirá debates, plenárias, grupos de trabalho e apresentações culturais, organizados em torno de três eixos: o Plano Nacional Cultura Viva para os próximos dez anos; a governança da política Cultura Viva; e a relação entre cultura, trabalho e sustentabilidade da criação artística.

Segundo a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o Teia/Fórum é um espaço estratégico de escuta e construção coletiva. “É no diálogo direto com os pontos de cultura que reafirmamos o compromisso com uma gestão pública compartilhada, que reconhece a cultura como direito e como força viva nos territórios”, destaca.

As propostas elaboradas durante o encontro serão sistematizadas e encaminhadas para debate em âmbito nacional, fortalecendo a participação social e a articulação das redes culturais do Paraná.

(Com informações da Seec)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário