O Programa Viajantes + Seguras, do Governo do Paraná, avançou em 2025 e ampliou a rede de proteção e acolhimento às mulheres que viajam pelo estado. A iniciativa é desenvolvida pelas secretarias estaduais do Turismo (Setu) e da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi).
Criada em 2024, a iniciativa mais que dobrou o número de empresas certificadas, passando de 70 para 159, distribuídas em 14 dos 18 territórios turísticos. O programa concede o Selo Viajantes + Seguras a empresas e profissionais que adotam um código de conduta voltado ao atendimento seguro, responsável e inclusivo.
Em 2025, também houve expansão das capacitações, com oficinas presenciais em seis cidades, além da qualificação online em parceria com o Sebrae/PR. Ao todo, 995 profissionais já foram capacitados, com índice de aprovação de 99,3%.
Viajantes + Seguras
Para o secretário de Turismo, Leonaldo Paranhos, os resultados refletem o compromisso do Paraná com destinos mais responsáveis e competitivos. Já a secretária Leandre Dal Ponte destaca que o programa fortalece a autonomia e a segurança das mulheres.
“O avanço do Viajantes + Seguras mostra que, quando unimos esforços entre governo, setor produtivo e sociedade, construímos caminhos reais de proteção e autonomia para as paranaenses e para todas as mulheres que nos visitam”, ressalta Leandre.
Com quase mil profissionais capacitados e expansão contínua da rede de empresas certificadas, o programa encerrou 2025 consolidado como uma das principais iniciativas de promoção da segurança no turismo. A perspectiva é a de chegar a todos os territórios turísticos do estado.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)


