Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Com ramal para Foz, edital da Nova Ferroeste abre para consulta pública

Economia

Com ramal para Foz, edital da Nova Ferroeste abre para consulta pública

Projeto permite ligação por trilhos do Porto de Paranaguá ao Mato Grosso do Sul, com conexões na fronteira e Santa Catarina.

2 min de leitura
Com ramal para Foz, edital da Nova Ferroeste abre para consulta pública
O projeto prevê 1.567 quilômetros de extensão da estrada de ferro - Foto: Divulgação
Publicidade

Projeto permite ligação por trilhos do Porto de Paranaguá ao Mato Grosso do Sul, com conexões na fronteira e Santa Catarina.

Estão disponíveis para consulta da comunidade, investidores e especialistas as minutas de edital e contrato da Nova Ferroeste. Os documentos já podem ser acessados em novaferroeste.pr.gov.br, e o recolhimento de contribuições vai de 27 de junho a 15 de julho.

Publicidade

Segundo a estrada de ferro, a consulta pública visa a subsidiar a tomada de decisão pelo poder público e coletar opiniões especializadas. No começo de julho, acontecerá “Sondagem de Mercado” para coleta de informações.

O leilão está previsto para ocorrer na Bolsa de Valores, por meio de cessão onerosa. O projeto abrange cinco contratos que irão permitir a ligação ferroviária do Porto de Paranaguá a Maracaju (MS) e a conexão de Cascavel com os ramais de Foz do Iguaçu e Chapecó, em Santa Catarina.

O contrato de concessão conecta Guarapuava a Dourados (MS). Outros quatro documentos de autorização completam o projeto, fazendo as ligações Dourados–Maracaju, Cascavel–Foz do Iguaçu, Cascavel–Chapecó e Guarapuava–Paranaguá. O lance mínimo está previsto em R$ 110 milhões.

Publicidade

“Quem arrematar a ferrovia será responsável pelo projeto completo, com 1.567 quilômetros de extensão”, informa a Ferroeste. As obras começaram pelo trecho entre Cascavel e Paranaguá, que deverão durar 60 meses após a Licença de Instalação.

“A partir desse cronograma, que prevê a ligação do Litoral ao Oeste do Paraná, o vencedor do leilão terá um prazo de dois anos para decidir se vai realizar a construção das outras partes”, anuncia a administração da ferrovia. Os demais itinerários são os que ligam Cascavel a Maracaju, Foz do Iguaçu e Chapecó.

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.