Com ramal para Foz, edital da Nova Ferroeste abre para consulta pública

Projeto permite ligação por trilhos do Porto de Paranaguá ao Mato Grosso do Sul, com conexões na fronteira e Santa Catarina.

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Projeto permite ligação por trilhos do Porto de Paranaguá ao Mato Grosso do Sul, com conexões na fronteira e Santa Catarina.

Estão disponíveis para consulta da comunidade, investidores e especialistas as minutas de edital e contrato da Nova Ferroeste. Os documentos já podem ser acessados em novaferroeste.pr.gov.br, e o recolhimento de contribuições vai de 27 de junho a 15 de julho.

Segundo a estrada de ferro, a consulta pública visa a subsidiar a tomada de decisão pelo poder público e coletar opiniões especializadas. No começo de julho, acontecerá “Sondagem de Mercado” para coleta de informações.

O leilão está previsto para ocorrer na Bolsa de Valores, por meio de cessão onerosa. O projeto abrange cinco contratos que irão permitir a ligação ferroviária do Porto de Paranaguá a Maracaju (MS) e a conexão de Cascavel com os ramais de Foz do Iguaçu e Chapecó, em Santa Catarina.

O contrato de concessão conecta Guarapuava a Dourados (MS). Outros quatro documentos de autorização completam o projeto, fazendo as ligações Dourados–Maracaju, Cascavel–Foz do Iguaçu, Cascavel–Chapecó e Guarapuava–Paranaguá. O lance mínimo está previsto em R$ 110 milhões.

“Quem arrematar a ferrovia será responsável pelo projeto completo, com 1.567 quilômetros de extensão”, informa a Ferroeste. As obras começaram pelo trecho entre Cascavel e Paranaguá, que deverão durar 60 meses após a Licença de Instalação.

“A partir desse cronograma, que prevê a ligação do Litoral ao Oeste do Paraná, o vencedor do leilão terá um prazo de dois anos para decidir se vai realizar a construção das outras partes”, anuncia a administração da ferrovia. Os demais itinerários são os que ligam Cascavel a Maracaju, Foz do Iguaçu e Chapecó.

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