Rádio Clube
H2FOZ
Início » Itaipu » Itaipu anuncia ampliação do Programa Coleta Mais para 33 municípios

Itaipu

Coleta seletiva

Itaipu anuncia ampliação do Programa Coleta Mais para 33 municípios

De acordo com a binacional, medida beneficiará mais de 1,1 milhão de habitantes residentes nas cidades paranaenses.

2 min de leitura
Itaipu anuncia ampliação do Programa Coleta Mais para 33 municípios
Itaipu participa das atividades da Caravana Federativa em Foz do Iguaçu. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

No primeiro dia da Caravana Federativa em Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional anunciou, nessa quinta-feira (30), a ampliação do Programa Coleta Mais.

Leia também:
Ações promovidas por Itaipu participarão de mutirão global sobre o clima

Publicidade

De acordo com a empresa, o Coleta Mais passará a incluir mais 33 municípios do Paraná, em parceria com o Itaipu Parquetec e com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar).

Inicialmente, o Coleta Mais atendia 54 municípios do Paraná e um do Mato Grosso do Sul. Desde que houve a primeira ampliação, em 2024, chega a 105 municípios, quantidade que agora subirá para 138.

Conforme Itaipu, a expansão beneficiará as seguintes cidades paranaenses, com população somada de 1.173.286 habitantes:

Alto Piquiri, Assaí, Cafeara, Cafezal do Sul, Cambira, Colombo, Cruzeiro do Oeste, Diamante do Norte, Farol, Icaraíma, Irati, Itaúna do Sul, Ivatuba, Jussara, Loanda, Lobato, Manfrinópolis, Palmas, Paranapoema, Peabiru, Piraquara, Porto Rico, Quatro Barras, Quitandinha, Roncador, Sabáudia, Santa Isabel do Ivaí, São Jerônimo da Serra, São José dos Pinhais, Sarandi, Tamarana, Tapira, Terra Boa e Turvo.

Segundo Itaipu, a ampliação resultará na instalação de 36 novas unidades de valorização de recicláveis (UVRs), bem como na contratação de 433 pessoas.

Apoio de Itaipu ao setor de recicláveis

Enio Verri, diretor-geral brasileiro, falou sobre o investimento. “Antigamente, se fazia o seguinte: ‘Vamos ajudar quem recicla dando um carrinho para as pessoas empurrar.’ Nós entendemos que isso é feudal. Por isso, a Itaipu adquiriu caminhões para que, organizados em cooperativa, com assessoria técnica e social da Itaipu, esses trabalhadores e trabalhadoras possam ter um local adequado, limpo para produzir. O resultado? Qualidade no trabalho, maior produtividade e um crescimento na venda de quem trabalha com esse tipo de organização em mais de o dobro”, avaliou.

De acordo com Itaipu, o Programa Coleta Mais proporciona, atualmente, rendimento médio de R$ 2,1 mil para cada trabalhador.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário