Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançaram, na última quarta-feira (27), o Atlas Hidroquímico do Sistema Aquífero Serra Geral na Bacia do Paraná Parte 3 (BP3).
Leia também:
Pesquisa em refúgio de Itaipu identifica leveduras selvagens
O documento reúne os resultados das pesquisas realizadas pelo projeto Hidrosfera, fruto de parceria entre as três instituições. O projeto investiga, principalmente, as interações entre as águas subterrâneas e superficiais no Oeste do Paraná.

O lançamento do atlas ocorreu durante seminário on-line transmitido, via YouTube, no canal da Escola Itaipu para Sustentabilidade. Carlos Carboni, diretor de Coordenação, ressaltou que o estudo demonstra o compromisso da binacional com a preservação.
“A proteção dos recursos hídricos é essencial não apenas para o abastecimento humano e o desenvolvimento social sustentável, mas para a geração hidrelétrica”, apontou.
De acordo com Itaipu, o atlas tem como base os dados obtidos de amostras de água de 38 poços de abastecimento público entre 2019 e 2024. As análises possibilitam conhecer as condições da água que abastece mais de 80% da população da região.
Alexandre Gonçalves Leite, diretor de Tecnologias do Itaipu Parquetec, indicou que o documento funcionará como referência para gestores e para a realização de novas pesquisas.
“Precisamos dar continuidade, pela importância desse projeto para orientar políticas públicas, mitigar riscos e nos ajudar a utilizar de forma muito responsável esse recurso”, afirmou.
O Atlas Hidroquímico do Sistema Aquífero Serra Geral na Bacia do Paraná Parte 3 (BP3) está disponível para download gratuito, na íntegra, no endereço https://www.itaipuparquetec.org.br/projetohidrosfera/.
(Com informações de Itaipu Binacional)