Itaipu Binacional entregou, nesta semana, embarcações e equipamentos para fortalecer a pesca em Entre Rios do Oeste, município às margens do reservatório da usina.
Leia também:
Itaipu entrega equipamentos para catadores no Oeste do Paraná
A ação beneficiou 19 famílias da Colônia de Pescadores São Francisco, que receberam sete conjuntos completos de embarcações, motores e carretas de transporte. Além disso, a colônia foi contemplada com 12 tanques-rede para o fomento da aquicultura familiar.
De acordo com Itaipu, os novos equipamentos substituem barcos antigos por modelos de alumínio de seis metros, equipados com motores de 15hp e coletes salva-vidas.
O investimento de mais de R$ 350 mil faz parte do Edital n.º 01/2024 do programa Itaipu Mais Que Energia — Fortalecimento das Organizações Sociais.
Enio Verri, diretor-geral brasileiro, destacou que a empresa visa a promover a inclusão por meio do apoio direto aos pescadores. “Inclusão social se dá com equipamento adequado, com qualificação, com respeito à cultura local”, afirmou.
Tilápia em tanques no lago de Itaipu
Verri anunciou, ademais, avanços na regulamentação da produção de tilápia no reservatório de Itaipu, demanda antiga dos pescadores da região.
Segundo Verri, após a aprovação da lei pelo Paraguai e a assinatura do presidente Santiago Peña, falta apenas um documento do Ministério de Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai para liberar oficialmente a exploração da espécie no lago.
(Com informações de Itaipu Binacional)

