Rádio Clube
H2FOZ
Início » Itaipu » Itaipu apresenta modelo para cidades resilientes na COP30 em Belém

Itaipu

Mudanças climáticas

Itaipu apresenta modelo para cidades resilientes na COP30 em Belém

Binacional defendeu soluções baseadas na natureza, participação cidadã e infraestrutura verde para combater a crise climática.

2 min de leitura
Itaipu apresenta modelo para cidades resilientes na COP30 em Belém
Diretor de Coordenação de Itaipu, Carlos Carboni, participou do painel Transformando desafios em soluções: cidades resilientes e inclusivas frente à crise climática. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

Participante ativa da 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, Itaipu está contribuindo com uma série de debates durante o evento.

Leia também:
Na COP30, diretor destaca ações de Itaipu contra as mudanças climáticas

Publicidade

Na terça-feira (11), o diretor brasileiro de Coordenação, Carlos Carboni, esteve presente no painel Transformando desafios em soluções: cidades resilientes e inclusivas frente à crise climática.

De acordo com Carboni, a atuação de Itaipu tem como base três pilares indissociáveis: os cuidados com o meio ambiente, com a economia e com as pessoas.

“Cidades resilientes são aquelas que não deixam ninguém para trás. Nossa atuação mostra que é possível garantir justiça climática com desenvolvimento social e proteção ambiental”, afirmou.

A experiência de Itaipu em desenvolvimento territorial sustentável, conforme Carboni, mostra a importância da inclusão produtiva e da governança participativa. Sem o envolvimento direto da população, iniciativas que abordam o tema tendem a fracassar.

Ainda segundo Carboni, a resiliência urbana passa pela inclusão das populações mais vulneráveis, bem como pela recuperação de ecossistemas e pela estruturação de políticas públicas participativas.

O diretor de Coordenação de Itaipu alertou, ademais, quanto aos riscos da desinformação sobre ciência e do negacionismo climático. Nesse sentido, a empresa tem desenvolvido ações como oficinas de educação midiática para jovens e adolescentes.

A presença de Itaipu na COP30, de acordo com a hidrelétrica, reforça o compromisso da binacional com as metas globais de transição energética.

A binacional investe, por exemplo, em tecnologias como a produção de biogás e hidrogênio verde, além da instalação de uma usina solar flutuante nas águas do lago.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.