Profissionais brasileiros e paraguaios representaram Itaipu Binacional no 41.º Congresso Mundial de Engenharia Hidroambiental. O evento, que teve a participação de 1,4 mil especialistas, de mais de 60 países, ocorreu na ilha asiática de Singapura.
Leia também:
Em evento na Espanha, Itaipu apresenta estratégias de desenvolvimento
De acordo com Itaipu, a comitiva esteve presente em painéis de alto nível e em sessões técnicas especializadas. A hidrelétrica do Rio Paraná é considerada uma das referências internacionais para ações no nexo entre água, energia, alimentos e natureza.
Caroline Henn, bióloga da Divisão de Reservatório, representou a usina no 5.º Seminário Global sobre Segurança Hídrica. Conforme a assessoria, no debate organizado pela China e pelo Conselho Mundial da Água, Henn apresentou as ações da empresa no Canal da Piracema.
Já os engenheiros Joni Madruga e Daniel Vázquez participaram de um painel de alto nível sobre transição energética e o papel das hidrelétricas. Madruga ressaltou o compromisso de Itaipu com a sustentabilidade e o exemplo de cooperação entre Brasil e Paraguai.
Já Vázquez destacou a estratégia climática da empresa, baseada na mitigação e na adaptação, bem como na equidade social. Ele citou, ainda, iniciativas relacionadas a reflorestamento, corredores biológicos, educação ambiental e governança climática.
Por outro lado, os engenheiros Luiz Maldonado, Elio Romero e Daniel Vázquez estiveram presentes em uma sessão especial sobre inovação em engenharia da água e desenvolvimento sustentável.
A sessão teve moderação conjunta entre Itaipu e Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro). Os representantes da usina apresentaram estudos sobre os efeitos de cheias e de fenômenos como o El Niño nas bacias vinculadas à hidrelétrica.
A binacional do Rio Paraná entrou para a Associação Internacional de Engenharia e Pesquisa Hidroambiental, organizadora do evento, em 2024.
(Com informações da assessoria de Itaipu Binacional)

