Itaipu Binacional firmou, com a Rede de Mulheres Negras do Paraná (RMN-PR), um convênio para promover ações de igualdade racial e de gênero no estado.
Leia também:
Itaipu divulga balanço de pedidos para patrocínio de eventos esportivos
Simbolicamente, o anúncio da assinatura do convênio aconteceu nesta sexta-feira, 25 de julho, Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.
De acordo com Itaipu, o projeto envolve a promoção de iniciativas de igualdade racial e de gênero em 15 cidades de diferentes regiões do Paraná.
Chamada de Akilomba Paraná, a ação prevê oficinas, cursos de formação e produções audiovisuais e literárias, valorizando a memória e os saberes negros, bem como o fortalecimento da emancipação da população negra.
Conforme Itaipu, as atividades compreendem oficinas em escolas públicas e formação antirracista para profissionais da educação e da saúde. Além disso, haverá cursos de inglês, mentorias para jovens negras e produção de um minidocumentário e de um livro.
“Promover a igualdade racial e de gênero é uma obrigação e exige compromisso contínuo de toda sociedade”, afirmou Enio Verri, diretor-geral brasileiro. “Itaipu está engajada com o compromisso de tornar o Brasil um país mais justo e igualitário.”
Já Cleci da Cruz Martins, coordenadora-executiva da RMN-PR, avaliou que a parceria com Itaipu viabiliza a preservação da memória negra no Paraná. A entidade, conforme Martins, está prestes a completar duas décadas de atuação.
“Esta parceria vem em um momento em que poderemos nos fortalecer institucionalmente, ampliando os nossos saberes e expondo a nossa identidade”, argumentou.
O projeto Akilomba acontecerá em Araucária, Arapoti, Cascavel, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Guaíra, Guarapuava, Guaraqueçaba, São José dos Pinhais, Pinhais, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Palmas e São Miguel do Iguaçu.
(Com informações de Itaipu Binacional)