Itaipu Binacional está participando, desde domingo (24), da Semana de Barragens — Damsweek 2025, realizada na capital gaúcha, Porto Alegre (RS). O evento, promovido pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), seguirá até sexta-feira (29).
Leia também:
Itaipu fica entre as melhores empresas do Brasil no prêmio Destaque ESG
A Damsweek reúne profissionais, acadêmicos, empresas e instituições públicas e privadas para discutir temas técnicos, apresentar inovações e promover o desenvolvimento sustentável do setor.
No domingo, dia de abertura da programação, Itaipu esteve representada pelo diretor-técnico brasileiro, Renato Sacramento, que participou da cerimônia inaugural.
Sacramento destacou o monitoramento contínuo da barragem da usina, que passa por manutenções regulares e avaliações periódicas de consultores internacionais.
“O último board, em 2022, atestou que, em termos de segurança estrutural e física, a barragem continua em excelentes níveis, mesmo após mais de 40 anos após o seu enchimento”, explicou o diretor-técnico de Itaipu.
De acordo com a binacional, a comitiva da empresa na Damsweek 2025 está composta por 26 profissionais brasileiros e paraguaios com alta especialização na área.
Itaipu tem, inclusive, vários palestrantes do evento. O engenheiro Étore Funchal de Faria, por exemplo, participou da mesa de abertura do Young Engineers Forum (YEF), fórum de jovens engenheiros, parte da programação.
Alexandra da Silva Belini, gerente do Centro Avançado em Soluções para Barragens (Ceasb) do Itaipu Parquetec e coordenadora do YEF, também integrou a mesa.
Já o engenheiro Claudio Issamy Osako ministrou a palestra P&D em Ação: a Experiência da Itaipu Binacional com o Ceasb (Centro Avançado em Soluções para Barragens).
Étore Funchal de Faria fez mais uma palestra nessa terça-feira (26), falando de Inspeções Visuais em Grandes Barragens.
(Com informações de Itaipu Binacional)