Itaipu Binacional divulgou, nessa quarta-feira (3), a lista com as 330 entidades selecionadas na segunda chamada do Edital n.º 01/2024.
Leia também:
Núcleos de Cooperação Socioambiental promovem encontros em todas as regiões
O processo, desenvolvido em parceria com a Caixa Econômica Federal, selecionou instituições que implementam projetos sociais no Paraná e Mato Grosso do Sul.
As entidades receberão recursos de Itaipu para o desenvolvimento de atividades de repercussão social. De acordo com a binacional, juntamente com as 689 instituições aprovadas na primeira chamada, o impacto chegará a 560 mil pessoas em 297 cidades.
Para obter a lista final, a empresa avaliou as propostas enviadas pelas organizações sem fins lucrativos, em 13 linhas de atuação.
Tais linhas, conforme Itaipu, incluem ações ambientais, de educação popular e promoção de direitos, bem como segurança alimentar e desenvolvimento comunitário, entre outras.
Enio Verri, diretor-geral brasileiro, destacou a participação de entidades dos mais diversos segmentos, confirmando o alcance do programa Itaipu Mais que Energia.
“Reconhecemos que apenas a prefeitura, o estado e a União, isoladamente, não conseguiriam superar as históricas desigualdades que permeiam nossa nação. A população, com seu trabalho, vontade e dedicação ao próximo, desempenha um papel crucial na redução dessas disparidades”, apontou.
As entidades classificadas terão agora prazo até 30 de setembro para revisar e ajustar seus projetos de acordo com os critérios estabelecidos no edital de Itaipu e descritos nos ajustes do sistema Bússola Social.
Durante esse período, em horário comercial, equipes da binacional estarão disponíveis para oferecer suporte técnico às instituições proponentes. Caso os ajustes necessários não ocorram dentro do prazo, as entidades estarão sujeitas à desclassificação.
(Com informações de Itaipu Binacional)