Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Novo edital do programa Itaipu Mais que Energia recebe 1.669 propostas

Itaipu

Novo edital do programa Itaipu Mais que Energia recebe 1.669 propostas

Projetos enviados por entidades do Paraná e Mato Grosso do Sul contemplam quatro eixos temáticos e 13 linhas de atuação.

2 min de leitura
Novo edital do programa Itaipu Mais que Energia recebe 1.669 propostas
Itaipu Mais que Energia prevê ações no Paraná e Mato Grosso do Sul. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Publicidade

O programa Itaipu Mais que Energia recebeu 1.669 projetos durante o período de inscrições, encerrado na última segunda-feira (20).

Leia também:
Bônus de Itaipu deixa conta de luz mais barata em janeiro

Publicidade

O programa é uma parceria entre Itaipu e Caixa Econômica Federal. O investimento previsto é de R$ 400 milhões em projetos sociais e ambientais na área de influência da usina, que abrange 434 municípios no Paraná (399) e Mato Grosso do Sul (35).

Os projetos submetidos possuem quatro eixos temáticos: Conservação da Biodiversidade; Desenvolvimento Comunitário; Produção Sustentável; e Saúde e Bem-Estar Social.

De acordo com Itaipu, esses eixos contemplam 13 linhas de atuação, incluindo educação, esporte, cultura, economia solidária, segurança alimentar e preservação do patrimônio histórico.

Publicidade

“A ideia deste edital, que teve uma resposta muito positiva da sociedade, é justamente fornecer acesso a recursos para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, citado pela assessoria.

O edital está destinado a entidades sociais, associações de pequenos produtores e comunidades indígenas, bem como organizações ambientais.

Publicidade

Análise feita por Itaipu

Conforme Itaipu, a próxima fase do processo consiste na análise e classificação das propostas, ocorrerá até 14 de abril. As organizações pré-selecionadas serão divulgadas no dia 22 de abril.

O gerente do Departamento de Reservatório e Áreas Protegidas da usina e gestor do edital, Irineu Motter, destacou que a fase de análise também identificará possíveis ajustes necessários nos projetos para garantir sua viabilidade.

Eixos que mais receberam propostas

Dentro do eixo Desenvolvimento Comunitário, a linha Infraestrutura Turística teve 287 projetos submetidos à análise de Itaipu; Esporte e Cultura, 246; e Educação Popular, 194.

Já Promoção do Bem-Estar Social Comunitário recebeu 276 propostas apresentadas dentro do eixo Saúde e Bem-Estar Social. Além disso, o eixo Produção Sustentável teve submetidos 191 projetos na linha Segurança Alimentar: Agroindústria.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.