Itaipu Binacional entregou, nesta terça-feira (27), dois caminhões e uma empilhadeira para uma entidade que atua com reciclagem na região de Foz do Iguaçu.
Leia também:
Itaipu divulga balanço de repasses de royalties ao Brasil em 2025
A ação tem como beneficiária a Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu (Acaresti). O investimento, superior a R$ 1 milhão, possui contrapartida do município.
Vinculada ao Programa Coleta Mais, a iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade de trabalho e de vida dos catadores e catadoras.
De acordo com André Luiz de Lima, vice-presidente da Acaresti, o caminhão-baú e a empilhadeira entregues por Itaipu auxiliarão no trabalho da Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR).
A unidade emprega, atualmente, 43 pessoas, movimentando 135 toneladas por mês. “Aproveitamos 90% de tudo que é coletado no município. Esses equipamentos facilitam a nossa rotina, pois trabalhamos com fardos de meia tonelada”, explicou Lima.
No Paraná, a entidade de Santa Terezinha de Itaipu está em primeiro lugar em aproveitamento de resíduos. No Brasil, figura nas três primeiras colocações.
Conforme Carlos Carboni, diretor brasileiro de Coordenação, Itaipu apoia ações de reciclagem há mais de duas décadas, investindo na estruturação da atividade.
“Esses investimentos têm uma simbologia oficial. Na posse do presidente, uma catadora subiu a rampa do Planalto ao seu lado. Então, isso demonstra o compromisso ainda maior que temos em desenvolver esse trabalho”, apontou.
Já o caminhão compactador estará a serviço da Unidade de Valorização de Resíduos Orgânicos (UVRO), que separa resíduos reaproveitáveis para a produção de adubo orgânico.
(Com informações de Itaipu Binacional)

