A diretoria brasileira de Itaipu financiará melhorias em armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Paraná, conforme convênio firmado com a instituição.
Leia também:
Ministra das Mulheres cumpre agenda e visita obras em Foz do Iguaçu
O trabalho terá a participação do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), braço da Organização das Nações Unidas (ONU) especializado em infraestrutura.
De acordo com Itaipu, o UNOPS ficará responsável por coordenar a licitação para a escolha da empresa responsável pelas obras e gerenciar os trabalhos.
Nesta semana, o escritório abriu edital para selecionar a empresa que executará melhorias nos armazéns em Ponta Grossa. Com capacidade para guardar até 420 mil toneladas de grãos, a unidade é a maior da Conab em todo o país.
Segundo Itaipu, os serviços incluirão a impermeabilização e a pintura dos armazéns, contribuindo para o uso integral e para o aumento da capacidade de estoque.
As empresas interessadas deverão apresentar ofertas pelo sistema eSourcing, da ONU, até o dia 25 de agosto de 2025. No dia 5, às 11h, haverá uma sessão de esclarecimentos sobre o edital, on-line, na plataforma Google Meet.
Itaipu também informa que as empresas deverão realizar uma visita técnica ao local da obra. Conforme a programação definida pelo UNOPS, há turnos disponíveis para visitas nos dias 7 e 8 de agosto, às 11h.
Além de Ponta Grossa, Itaipu contribuirá com os projetos de modernização e readequação funcional de outros três entrepostos da Conab. As unidades ficam nas cidades de Cambé e Rolândia, no Paraná, e Maracaju, no Mato Grosso do Sul.
(Com informações de Itaipu Binacional)