Cerca de 650 professores e profissionais da educação participaram, nessa terça-feira (12), do 2.º Fórum Mais Ideb, fruto de parceria entre Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.
Leia também:
Núcleos de cooperação têm rodadas de encontros na região
O evento ocorreu em Medianeira, com a presença de educadores de 16 municípios da região vizinha ao lago de Itaipu. A primeira edição tinha acontecido em julho, na cidade de Marechal Cândido Rondon.
De acordo com Itaipu, os encontros visam a potencializar o Programa Mais Ideb, criado em 2024 para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem na rede pública.
No fórum em Medianeira, por exemplo, a programação incluiu palestra com Lourival José Martins Filho, um dos principais nomes da área da alfabetização no Brasil.
“O objetivo não é dar a receita para ir bem na prova do Ideb, mas ensinar o estudante a ser crítico, questionador. A educação tem que ser um instrumento de construção da cidadania”, afirmou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri.
Investimentos de Itaipu
Conforme as cifras divulgadas, a binacional está investindo quase R$ 25 milhões na ação, que engloba materiais didáticos de Português e Matemática. Além disso, obras literárias da coleção Território da Leitura passaram a estar presentes nas bibliotecas da região.
Prefeito de Medianeira e presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, Antônio França Benjamin ressaltou a importância do apoio de Itaipu.
“A região lindeira está vivendo um momento muito importante com a parceria da Itaipu. O Mais Ideb tem contribuído de forma singular com o aprendizado e o fortalecimento da educação”, realçou.
Somente no primeiro semestre de 2025, o Programa Mais Ideb alcançou 2.031 professores e 35.737 alunos na região. Do total de estudantes, 89% participaram dos simulados do Aprova Brasil, sistema implementado pela Editora Soluções Modernas.
(Com informações de Itaipu Binacional)