Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec divulgaram, durante painéis no Show Rural Coopavel, em Cascavel, um panorama de ações e investimentos que auxiliam no dia a dia de agricultores e aquicultores da região de influência da usina.
Leia também:
Show Rural: Itaipu dobra capacidade do pavilhão da agroindústria
De acordo com os números apresentados, mais de nove mil pescadores artesanais e 2,7 mil famílias de agricultores estão colhendo frutos do apoio da empresa.
Os painéis ocorreram no Espaço Impulso, iniciativa do Itaipu Parquetec e da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), organizadora do Show Rural.
A primeira apresentação, na tarde de terça-feira (10), teve o tema “Como lucrar com o vento e os resíduos da sua fazenda”. André Pepitone, diretor-financeiro e executivo de Itaipu, participou das discussões.
Atualmente, a usina apoia projetos de reaproveitamento de resíduos da suinocultura, atividade bastante presente na região, para a produção de biogás.
Itaipu Binacional investe, ademais, em tecnologias alternativas para a geração de energia, como painéis solares, centrais eólicas e pequenas turbinas hidráulicas.
Apoio contínuo de Itaipu
Já o painel “Histórias que alimentam o futuro: o impacto dos investimentos da Itaipu Binacional na vida de quem produz” teve a participação do diretor de Coordenação, Carlos Carboni.
Conforme Carboni, o diferencial dos programas da usina está na qualificação integrada dos processos. A empresa atua em toda a cadeia produtiva, desde a produção primária até a industrialização, beneficiamento e comercialização.
O diretor citou, por exemplo, os projetos para a qualificação dos pescadores que atuam no lago de Itaipu, oferecendo alternativas de renda e que tornem a atividade mais atrativa para as novas gerações.
“Não se trata apenas de recurso financeiro. Junto com ele vêm diretrizes, assistência técnica e acompanhamento contínuo”, ilustrou. “São ações que impactam diretamente a qualidade de vida, garantem renda e fazem diferença real no dia a dia de quem produz.”
Incentivo à agricultura familiar
No segmento da agricultura familiar, os resultados do Programa Semeando Gestão evidenciam o alcance das ações de Itaipu. Carlos Henrique da Silva Gonçalves, gestor do programa, apresentou dados que mostram a superação das metas iniciais.
O balanço aponta mais de 2,7 mil famílias atendidas por assistência técnica individualizada, bem como centenas de propriedades orgânicas certificadas e atuação em mais de uma centena de municípios paranaenses.
Para saber mais sobre as ações divulgadas por Itaipu, na página oficial da usina, clique aqui.

