
Itaipu Binacional e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) firmaram, na sexta-feira (9), um convênio de cooperação. O acordo prevê investimentos da usina para melhorias no campus da instituição educacional em Medianeira.
Leia também:
Itaipu e Embrapa promovem treinamento conjunto em Foz do Iguaçu
De acordo com Itaipu, o pacote inclui a construção do Centro de Pesquisa e Inovação (CPInova) do Parque Científico e Tecnológico (CienTech) da UTFPR.
Outras melhorias previstas abrangem a adequação do Centro Empresarial de Inovação e a aquisição de equipamentos de laboratórios, bem como a ampliação da Incubadora de Inovações, do refeitório e do sistema viário, entre outros.
O convênio também envolve a participação do Itaipu Parquetec, que fará a elaboração e a revisão dos projetos e a contratação e fiscalização das obras.
Além disso, a Fundação de Apoio à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef-PR) atuará para a aquisição e instalação dos equipamentos de pesquisa.
A constribuição de Itaipu para o projeto está estimada em R$ 20 milhões, com a UTFPR aportando contrapartida de R$ 4,3 milhões.
“A UTFPR tem um papel estratégico no Oeste do Paraná e forma profissionais altamente qualificados. Esses profissionais contribuem para o desenvolvimento da região”, indicou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri.
“Por isso, o objetivo é dar condições para que o campus da universidade seja cada vez mais aprimorado, com laboratórios bem equipados e com qualidade de infraestrutura”, complementou.
Parceria entre Itaipu e UTFPR
Já o diretor do campus da UTFPR em Medianeira, Cláudio Leones Bazzi, apontou que os investimentos de Itaipu no parque tecnológico permitirão um salto de qualidade.
“Queremos que os alunos desenvolvam as suas pesquisas, que isso vire negócio e que eles permaneçam aqui na nossa região, gerando emprego e renda”, afirmou.
Atualmente, o campus de Medianeira abriga dez cursos de graduação, seis de mestrado e um de doutorado. Já o CienTech atende também aos campi de Santa Helena (região do lago de Itaipu) e Toledo. No total, cerca de 4,5 mil alunos são atendidos pela instituição.
(Com informações de Itaipu Binacional)