Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec estão abrindo, nesta quinta-feira (2), um novo ciclo de seminários com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Leia também:
Binacional levará experiência em recuperação de ecossistemas para a COP30
De acordo com o cronograma, a campanha educativa ODS na Prática: Agenda 2030 para Transformação no Território passará por 21 cidades do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
Os eventos acontecem no âmbito dos Núcleos de Cooperação Socioambiental de Itaipu e têm inscrições gratuitas, disponíveis no endereço https://forms.gle/h3cJpkGrZCHFy9hp8.
O primeiro seminário, logo nesta quinta, ocorrerá na cidade de Goioerê, com a presença da ativista climática Mahryan Sampaio. Líder de ações em todo o Brasil, Sampaio atua como Embaixadora da Juventude pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Conforme Itaipu, os seminários abordarão pontos como a compreensão dos ODS, metas e indicadores; estrutura de governança; e territorialização dos ODS, com aplicação local.
“Os seminários vão fortalecer o diálogo entre gestores públicos, instituições e comunidades. Nesta troca de experiências, vamos construir soluções sustentáveis que respondam aos desafios específicos dos territórios”, frisou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri.
Ademais de Goioerê, os seminários acontecerão, em outubro, em Toledo (9), Francisco Beltrão (10), Castro (14), Rebouças (15), Pitanga (16), Cantagalo (17), Pérola (21), Cianorte (23), Maringá (24), Matinhos (28), São Mateus do Sul (29), Curitiba (30) e Almirante Tamandaré (31).
Para o mês de novembro, há eventos agendados em Jacarezinho (4), Cornélio Procópio (5), Londrina (6), Ivaiporã (7) e Paraíso do Norte (11). Já os seminários no Mato Grosso do Sul, segundo Itaipu, ainda não têm datas e locais confirmados.
Sobre os Núcleos de Cooperação
Criados em 2024, no programa Itaipu Mais que Energia, os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental estão alinhados às estratégias do Governo do Brasil para o meio ambiente e a transformação social.
A ação, coordenada em parceria pela binacional e pelo Parquetec, abrange os 399 municípios do Paraná e 35 do Sul do Mato Grosso do Sul.
(Com informações de Itaipu Binacional)