Itaipu divulgou, em seus canais oficiais, a lista dos 50 municípios aprovados no Programa Mais Engenharia. A iniciativa ocorre em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR) e com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Leia também:
Escritório da ONU seleciona empresa para obra financiada por Itaipu
O resultado final está disponível no site do CREA-PR, no endereço: www.crea-pr.org.br/ws/programa-mais-engenharia/ (aba Editais e Inscrições).
De acordo com Itaipu, a lista contempla os 50 municípios selecionados, os que ficaram na lista de espera por vagas remanescentes e os desclassificados.
No total, 167 cidades participaram do processo de seleção, criado para ajudar localidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
Conforme Itaipu, as pequenas cidades, muitas vezes, não contam com estrutura para a especialização de profissionais que atuam com projetos públicos. O Programa Mais Engenharia auxiliará na capacitação contínua de engenheiros e engenheiras.
Iggor Rocha, diretor-administrativo brasileiro de Itaipu, explicou que a iniciativa trata, principalmente, de investimento em capital humano.
“Vamos capacitar engenheiros e engenheiras, alunos e alunas de engenharia, servidores e servidoras, visando formar profissionais que contribuam para o desenvolvimento de bons projetos que virarão estradas, escolas, redes de água e postos de saúde, entre outras obras importantes”, detalhou o diretor.
“Esperamos que, com teoria e prática, essa primeira turma faça a diferença nas cidades selecionadas”, complementou.
De acordo com Itaipu, o Programa Mais Engenharia oferecerá 50 bolsas de especialização em Gestão Pública em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável. Além disso, haverá 50 bolsas para estagiários. Metade das vagas estará destinada a mulheres.
Municípios da área direta de Itaipu
No Oeste do Paraná, área de influência direta de Itaipu, a lista de municípios selecionados inclui São Pedro do Iguaçu, Diamante D’Oeste, Francisco Alves, Guaraniaçu, Campo Bonito e Ibema.
No Sudoeste, estão contemplados Coronel Domingos Soares, Manfrinópolis, Honório Serpa, Boa Esperança do Iguaçu, Enéas Marques e Renascença. Para ver a relação completa, clique aqui.
(Com informações de Itaipu Binacional)