Rádio Clube
H2FOZ
Início » Itaipu » Presidente Lula nomeia novo diretor para a usina de Itaipu

Itaipu

Área administrativa

Presidente Lula nomeia novo diretor para a usina de Itaipu

Decreto com a alteração no cargo de diretor-administrativo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), edição de sábado (28).

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Presidente Lula nomeia novo diretor para a usina de Itaipu
Estrutura de Itaipu tem diretores para as mesmas áreas no Brasil e no Paraguai. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

Mudança na composição da diretoria brasileira da usina de Itaipu. No último sábado (28), o Diário Oficial da União (DOU) trouxe decreto assinado pelo presidente Lula com substituição no cargo de diretor-administrativo.

Leia também:
Leilão de casas da Vila A terá 69 lotes à venda — veja a lista

Publicidade

Iggor Gomes Rocha, então ocupante do posto, está deixando a Diretoria Administrativa para assumir uma das cadeiras brasileiras do Conselho de Administração.

Para o lugar de Rocha, Lula nomeou, como diretor-administrativo brasileiro de Itaipu, o catarinense Djalma Vando Berger, ex-prefeito de São José (SC).

Berger possui formação nas áreas de engenharia e administração, tendo atuado na Eletrosul Centrais Elétricas, nas décadas de 1980 e 1990, e presidido a companha entre 2015 e 2016.

Na política, exerceu mandatos de deputado estadual (2003–2006) e deputado federal (2007–2008), bem como de prefeito de São José (2009–2012).

Já Iggor Gomes Rocha, agora no Conselho de Administração, tem graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialização e mestrado na área do Direito e está fazendo doutorado em Políticas Públicas.

“As nomeações para a diretoria da Itaipu Binacional e para o Conselho de Administração são prerrogativas da Presidência da República, conforme previsto no Tratado de Itaipu”, informa a binacional.

A estrutura de Itaipu apresenta dois diretores-gerais (brasileiro e paraguaio) e um diretor de cada país para os demais postos. Os cargos são de diretor-técnico, diretor-jurídico, diretor-administrativo, diretor-financeiro e diretor de Coordenação.

Já o Conselho de Administração está composto por 14 membros, sete de cada país. O colegiado tem como função avaliar as decisões pertinentes ao funcionamento da hidrelétrica binacional.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário