Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec promoverão, neste mês de setembro, os últimos encontros do quinto ciclo dos Núcleos de Cooperação Socioambiental. A iniciativa mobilizará representantes da sociedade em todas as regiões do estado.
Leia também:
Itaipu divulga resultado da seleção de patrocínio na área esportiva
Para esta semana, de acordo com a programação, estão agendadas reuniões em Maringá e Pontal do Paraná (2/9), Curitiba e Paranavaí (3/9), Cidade Gaúcha e São Mateus do Sul (4/9).
Conforme Itaipu, mais sete encontros estão previstos até o dia 25, em Dois Vizinhos (9/9), Cornélio Procópio e Rio Azul (23/9), Arapongas e Boa Ventura do São Roque (24/9), Borrazópolis e Candói (25/9).
Carlos Carboni, diretor de Coordenação de Itaipu, ressalta a força do trabalho coletivo. Cada núcleo está composto por representantes dos mais diversos segmentos da sociedade, bem como de variadas faixas etárias e formações.
“Para esse último encontro, preparamos capacitações que irão apoiar os participantes a iniciarem uma nova fase de maturidade dos núcleos”, antecipa.
A programação do quinto ciclo inclui a Oficina para Jovens de Enfrentamento à Desinformação Climática e o Workshop de Monitoramento e Avaliação. Além disso, cada núcleo recebe apoio de Itaipu para criar a estrutura de um projeto de impacto coletivo.
Criados em 2024, no âmbito do programa Itaipu Mais que Energia, os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental integram as estratégias do Governo do Brasil para o meio ambiente e a transformação social.
A ação abrange os 399 municípios do Paraná, assim como 35 do Sul do Mato Grosso do Sul, situados na chamada região prioritária da usina.
(Com informações de Itaipu Binacional)