Já estão em andamento as reuniões da segunda rodada do 5.º Ciclo de Encontros Presenciais dos Núcleos de Cooperação Socioambiental. Impulsionada por Itaipu, em parceria com o Parquetec, a iniciativa engloba cidades do Paraná e Mato Grosso do Sul.
Leia também:
Itaipu abre inscrições de bolsistas para o programa Mais Engenharia
Na última semana, Altônia, Campo Mourão e Cascavel receberam os encontros, que tiveram a participação de mais de 240 representantes da sociedade.
De acordo com Itaipu, os integrantes dos núcleos estabeleceram metas, definiram diretrizes de avaliação e criaram projetos para o desenvolvimento das ações. Os debates incluíram, ademais, estratégias na área da comunicação, com o envolvimento dos jovens.
Representante da Secretaria do Meio Ambiente de Cascavel, Indialara Taciana Rossa elogiou o trabalho e destacou a evolução da participação dos integrantes.
“A gente já percebe esse engajamento nos Grupos de Trabalho, o envolvimento de todos os participantes. E, principalmente, a compreensão da importância de entender qual realmente é o objetivo do Núcleo Socioambiental”, afirmou Indialara, citada por Itaipu.
Já o representante da Associação Maestro Esporte Clube, Guto Manzini, de Foz do Iguaçu, ressaltou o impacto territorial do movimento, com um número crescente de associações, entidades e prefeituras filiando-se e integrando o processo.
“Acredito que o resultado será percebido pela população muito em breve, por meio da implementação de políticas públicas, e, principalmente, de ações educacionais”, avaliou.
Conforme Itaipu, para a próxima semana, estão marcados encontros simultâneos no Paraná e no Sul do Mato Grosso do Sul.
De 19 a 21 de agosto, as reuniões ocorrerão em Curitiba, Telêmaco Borba e Siqueira Campos. Nos dias 19 e 20, no Mato Grosso do Sul, em Coronel Sapucaia e Dourados. Há encontros agendados, em outras regiões do Paraná, até o final de setembro.
(Com informações de Itaipu Binacional)