Rádio Clube
H2FOZ
Início » Itaipu » Paraguai sanciona lei que autoriza produção de tilápia no lago de Itaipu

Itaipu

Aquicultura na fronteira

Paraguai sanciona lei que autoriza produção de tilápia no lago de Itaipu

Presidente do Paraguai, Santiago Peña, sancionou a Lei n.º 7.618/2025, que estabelece regras para a produção de espécies exóticas.

2 min de leitura
Paraguai sanciona lei que autoriza produção de tilápia no lago de Itaipu
De origem africana, tilápia está entre os peixes mais apreciados no Brasil e no Paraguai. Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
Google News iconSiga-nos no Google News

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, sancionou a Lei n.º 7.618/2025, que cria regras para a produção de peixes (autóctones ou exóticos) nos rios e lagos do país.

Leia também:
Itaipu anuncia R$ 1,5 bilhão para beneficiar consumidores em 2026

Publicidade

O texto atende a um pedido da binacional Itaipu, que apoia projeto para o cultivo de tilápia em tanques-rede no trecho represado do Rio Paraná.

Estudos feitos pela usina apontam a viabilidade econômica e ambiental da produção da tilápia nas águas do lago. De acordo com Itaipu, para que a iniciativa pudesse ir adiante, era necessária a autorização legislativa do Paraguai.

A partir de agora, fica pendente, apenas, a revisão do Acordo Bilteral Brasil–Paraguai, que proíbe a introdução de espécies exóticas no reservatório.

No lado brasileiro, o projeto conta com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). No Paraguai, a lei recentemente aprovada estabelece a base jurídica necessária para que os dois países possam avançar na revisão.

Para Fernanda de Paula, secretária de Aquicultura do MPA, o novo marco legal paraguaio fortalece o ambiente institucional necessário.

“A sanção dessa lei no Paraguai é um passo estratégico porque cria segurança jurídica para avançarmos no diálogo bilateral”, avaliou. “Agora, entramos numa nova fase, com o desafio de alinhar os marcos legais para que esse potencial se converta em geração de renda, emprego e produção sustentável.”

Estimativas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) apontam que Brasil e Paraguai podem produzir, cada um, 200 mil toneladas de pescado por ano no lago de Itaipu.

No Brasil, há potencial de gerar 12,5 mil empregos diretos e indiretos, além de impulsionar uma ampla cadeia de fornecedores, processamento, transporte e comercialização.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário