Financiadora de parte das obras de infraestrutura para a 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), Itaipu Binacional iniciou, nessa quinta-feira (6), sua participação no evento em Belém (PA).
Leia também:
A caminho da COP30, príncipe de Mônaco visita a fronteira trinacional
Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu, acompanhou a Plenária Geral de Líderes, que segue até esta sexta (7). A hidrelétrica está levando ao evento seu histórico de ações em áreas como preservação da água, restauração florestal e tecnologias sustentáveis.
“Itaipu não leva apenas a energia limpa para a COP30. Levamos um modelo de desenvolvimento territorial sustentável, que alia alta tecnologia, como o hidrogênio verde, com a inclusão social, como o apoio aos catadores”, afirmou Verri.
“Nosso legado é prova de que é possível, hoje, gerar prosperidade e segurança hídrica, respeitando o planeta e sendo totalmente transparente com a sociedade”, concluiu.
Para tanto, Itaipu está divulgando em seu site oficial, de forma aberta e acessível, os dados referentes aos investimentos e ações para a COP30.
No endereço www.itaipu.gov.br/cop30, os cidadãos encontram informações sobre valores, objetivos e resultados esperados. As informações estão disponíveis, ademais, no Portal da Transparência do governo federal (clique aqui para ter acesso).
Conforme Itaipu, a presença da binacional na COP30 “está diretamente alinhada à sua missão institucional de produzir energia limpa e renovável com responsabilidade socioambiental”.
A empresa já esteve em diversas edições da COP, compartilhando experiências em gestão ambiental, energia renovável e integração regional. Além disso, a hidrelétrica participa, regularmente, de eventos da ONU ligados ao clima e ao meio ambiente.
(Com informações de Itaipu Binacional)

