Por meio do programa Itaipu Mais que Energia, Itaipu Binacional está investindo na adequação e pavimentação de estradas rurais no Paraná. Os investimentos proporcionam melhorias para produtores e moradores de áreas afastadas dos centros urbanos.
Leia também:
Itaipu e instituições alinham entrega de casas populares em Foz do Iguaçu
De acordo com a empresa, a última entrega ocorreu na tarde de sexta-feira (26), no município de Paraíso do Norte, que tem pouco mais de 13 mil habitantes.
A diretoria brasileira de Itaipu investiu cerca de R$ 6 milhões para pavimentar, com blocos sextavados, quase cinco quilômetros da estrada rural Porto Paraíso. A Prefeitura de Paraíso do Norte executou o restante do trecho, totalizando 7,4 quilômetros.
Enio Verri, diretor-geral brasileiro, participou da inauguração da estrada. Conforme Verri, obras como essa beneficiam também Itaipu, no sentido de reduzir a erosão e o transporte de terra e detritos para o reservatório da usina.
“Normalmente, as estradas rurais, sem algum tipo de asfaltamento, sofrem erosão. Essa erosão transporta detritos para os rios, causando assoreamento no reservatório. Portanto, esse convênio está absolutamente conectado com o nosso trabalho”, afirmou.
A estrada agora pavimentada por Itaipu dá acesso não só a propriedades rurais, mas a uma indústria do setor oleiro, que produz tijolos e lajotas.
A inauguração oficial da via contou com a participação do prefeito de Paraíso do Norte, Carlos Alberto Vizzoto, e do gerente da Caixa Econômica Federal em Maringá, Henrique Men Martins.
Durante a cerimônia, as autoridades assinaram a construção de uma unidade de valorização de resíduos (UVR) no município, ademais da pavimentação da estrada Quatro Marcos.
(Com informações de Itaipu Binacional)

